Casa GB

Casa GB – O terreno implantava anteriormente uma moradia em estado grave de degradação que se destacava pelo desalinho ao eixo da rua em relação às construções adjacentes.

Houve a preocupação de seguir os eixos de construção da malha urbana consolidada, no entanto, a via era de facto bastante movimentada.

Recorreu-se à implantação da casa encostada a poente, libertando espaço a nascente para acesso à propriedade, espaço este que será vivido e terá forte relação com a volumetria que se desenvolve apenas no piso térreo. Assim sendo, a casa terá apenas relação com o interior e com o terreno a norte.

Um páteo central, demarcado por um espelho de água, marca a entrada principal na casa, servindo de charneira entre a zona de maior privacidade, composta por uma suite, i.s. e dois quartos e a zona social, composta por cozinha, escritório, e sala comum que se estendem para um segundo páteo ensombreado que irá funcionar como uma extensão destes espaços. As zonas de serviço, como lavandaria, i.s. e todos os arrumos encontram-se dissimulados nos espaços que “mortos” que resultam no alinhamento dos compartimentos interiores.

O alçado de rua é “cego” marcado apenas por um portão único de acesso, dissimulando a casa na envolvente.

Com acabamentos simples, o branco predomina, trazendo a luz para o interior, enquanto o betão e a madeira diferenciam os espaços interior e exterior.

O resumo de uma casa funcional e prática aliada à comodidade e privacidade.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa GB

Localização
Ramalho, Ponta Delgada, Ilha de S.Miguel, Açores

Arquitetura
SALWORKS

Arquitetos Responsáveis
Arq. Rui Sabino de Sousa, Arq. João Braga

Engenharia
TECNICOUTO

Fiscalização
Pedro Câmara, SALWORKS

Créditos fotográficos
SALWORKS

Área bruta construída
228,50m2

Ano de conclusão do projeto
2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?