Tendo como ponto de partida o edifício existente, o projeto Casa GC prevê a sua conservação, alteração e a necessária ampliação para responder ao programa pretendido; a primeira intenção será proteger e valorizar o edifício, bem como o jardim envolvente. Prevê-se a demolição de parte do edifício no extremo nordeste do prédio, mantendo-se o volume à face da rua Padre Luís Cabral.
Pretende-se uma solução que salvaguarde e valorize a identidade da antiga construção, promovendo o diálogo entre o que já existe e o novo, assumindo as diferenças entre ambos; procura-se um resultado contemporâneo organicamente equilibrado que se enquadre no ambiente envolvente e contribua para a valorização do local. Opta-se por conferir alguma neutralidade ao volume ampliado, construído em betão aparente, com panos envidraçados, revestidos pontualmente com ripado de cor branca.
Adapta-se a construção existente a um programa de habitação contemporânea com exigências específicas, requalificando os espaços interiores e articulando-os com os novos espaços. A intenção é revitalizar sem descaraterizar, procurando-se dignificar o edifício sem recorrer a mimetismos e conferindo-lhe caraterísticas enriquecedoras que se assumem como integrantes duma intervenção atual.
Considerando que a Rua Padre Luís Cabral se encontra atualmente algo indefinida e pouco consolidada em termos de contexto urbano, opta-se por implantar a ampliação nesta frente, mantendo-se o alçado do anexo existente na extremidade do prédio e prolongando-o com o volume a ampliar ao longo da rua, em direção à casa existente. A ampliação permite rematar a frente urbana desta rua e ao mesmo tempo valorizar o enquadramento do logradouro (espaço ajardinado com piscina) como espaço exterior de lazer associado a todas as zonas da habitação.
Projeto
Casa GC
Localização
Porto, Portugal
Arquitetura
FCC Arquitectura
Arquitetos responsáveis
Fernando Coelho, Ana Loureiro
Fernando Coelho, Ana Loureiro, Sérgio Silva, Luís Vieira, Diana Teixeira
Engiwords – Consultores de engenharia
NVE – Engenharia e Construção
Fernando Guerra | FG + SG
431,80 m²
963,90 m²
Área
828 m²
Ano
2019