Casa H1

Casa H1 é uma habitação unifamiliar que se insere numa zona residencial da cidade de São João da Madeira. O acesso ao terreno é feito por uma rua de declive acentuado que o desenho do portão de entrada procura domesticar. A habitação térrea desenvolve-se toda abaixo da cota da rua. Um volume em duas águas anuncia a entrada da casa a quem se aproxima desde a rua.

A construção encosta-se toda ao extremo poente do terreno libertando o máximo de espaço exterior possível a nascente, para onde se vira toda a casa. Do lado nascente, a casa surge como um bloco único, abrigada sob uma cobertura plana contínua.

Desta cobertura plana, destaca-se um volume de betão em duas águas que acomoda a entrada e a zona social da casa, diferenciadas volumétrica e ma- terialmente. A presença deste volume distinto faz-se sentir também no interior da habitação, os elementos em betão que o suportam sobressaem entre o branco das paredes e dos armários que domina toda a casa.

A poente, o projeto tira partido da necessidade de fazer um muro de contenção de terras com o terreno vizinho. O muro de contenção em betão à vista surge no interior da habitação nas zonas de serviço (garagem, lavandaria e insta- lações sanitárias) e nos pátios exteriores que as iluminam.

No que respeita à linguagem arquitetónica, predomina a cor branca, tanto no exterior como no interior, pontualmente intersetada por apontamentos em ma- deira ou em betão à vista.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projecto
Casa H1

Localização
São João da Madeira, Portugal

Arquitectura
Bruno H Gomes Arquitectura

Arquiteto responsável
Bruno H Gomes

Construtora
SCR II

Engenharia
Engo Paulo Reis

Fotografias
Ivo Tavares Studio 🔗

Marcas – Produtos
Lunawood – Madeira Termomodificada
SoSoares – Serie JE à cor natural
Cerâmicas Aleluia – Urban Atelier Cobalto 7×14
Valadares – Nautilus Hide Suspensa
Amorim – Wicanders Hydrocork B5Q1002 Chalk Oak

Área total construída (m2)
304,00

Ano de conclusão
2020

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?