A casa IMLA está situada no bairro da Vilarinha no Porto, bairro que foi construído na última fase dos bairros das Casas Económicas do Estado Novo em 1958. O bairro é constituído maioritariamente por casas geminadas de pequena dimensão, sendo a casa IMLA a última casa da rua, localizada na esquina entre duas ruas e, portanto, com um jardim de maior dimensão.
O primeiro passo neste projecto foi a alteração da entrada da casa para outra rua, por forma a que a entrada deixasse de ser feita pelo jardim e este passasse, consequentemente, a ser numa zona mais recatada, conferindo-lhe uma maior utilidade e privacidade.
Para resolver a necessidade de ter mais área útil na habitação, foi criada uma ampliação volumétrica de dois pisos a poente, que se afasta do muro a Sul para criar um pátio interior e permitir uma maior entrada de luz de Sul e de Poente, colmatando o défice de luz que existia no rés-do-chão da casa.
No que toca às suas características formais, a premissa do projecto era não permitir que a ampliação descaracterizasse a volumetria original da casa e fosse assumida como um elemento novo. Tanto na transição entre os dois volumes, como na abertura de novos vãos no volume novo, é possível ter uma perfeita leitura da volumetria da casa antiga.
Os interiores foram trabalhados por forma a permitir que todos os espaços tenham iluminação natural.
https://www.facebook.com/luppa.pt
https://www.instagram.com/luppa_architects/
https://www.ivotavares.net
https://www.facebook.com/ivotavaresstudio
https://www.instagram.com/ivotavaresstudio
Projeto
Casa IMLA
Localização
Porto, Portugal
Cliente
Privado
Arquitetura
Luppa Arquitectos
Arquiteto responsável
Francisco Mesquita Moura
Colaboração
André Machado, Gonçalo Campinho, Pedro Tavares
Construtora
TOPDOMUS
Fotografia
Área total construída
190m2
Ano
2023