Casa J.M.C.

A casa J.M.C. localiza-se num terreno de forma triangular e com uma pendente acentuada quer ao longo da rua de acesso, no sentido Nascente/ Poente, quer no sentido Sul/ Norte, o que condicionou a sua forma e volumetria.

A implantação da construção faz-se no topo Nascente, na cota mais elevada, abrindo a casa sobretudo a Poente e distribuindo-a por três pisos, tirando partido da pendente do terreno. O acesso pedonal e automóvel, através da rua Dr. Domingos da Silva Coelho, são feitos a cotas diferentes, aproveitando o declive natural do arruamento e do terreno. Assim, e a uma cota superior, na qual foi implantado o rés-do-chão, encontra-se o acesso pedonal, que através de uma pala, conduz à entrada da habitação. O acesso automóvel, localizado mais a poente, e a uma cota inferior, conduz a um pátio, em parte coberto, que liga à garagem e a uma entrada de serviço, localizadas na cave. Estes dois níveis relacionam-se exteriormente, quer através de uma rampa localizada a Sul, quer por uma escada que liga o pátio do rés-do-chão, junto à piscina, ao pátio de estacionamento da cave.

No piso do rés-do-chão situam-se a sala comum, a cozinha e, no topo Norte, o quarto/ escritório e o banho de apoio. Todos estes espaços se abrem a Poente sobre o terraço e sobre a piscina. A cozinha relaciona-se mais com o pátio coberto, rematado pelo volume que contém o banho de apoio exterior e a churrasqueira. A escada, situada no topo Sul, articula os 3 pisos. No primeiro piso, a distribuição dos três quartos, todos suites, é feita por um corredor parcialmente aberto para um pé-direito duplo sobre o rés-do-chão. A suite principal foi localizada no topo Norte, sobre o quarto/ escritório do piso inferior, constituindo o balanço destes dois pisos sobre o piso da cave. Na cave, situam-se, a garagem, a despensa e a lavandaria, um banho de apoio e ainda um salão polivalente, aberto para um pátio/ saguão, a Nascente.

Procurou-se, assim, criar um conjunto homogéneo, com uma volumetria e uniformidade formal, em que os materiais contribuem para uma diferenciação dos pisos, tornando o volume mais dinâmico e menos compacto.

A piscina localizada na parte posterior do terraço do rés-do-chão, balança sobre o terreno a poente, e articula-se visualmente com os espaços de estar interiores e zona coberta exterior. Os arranjos exteriores, tal como a organização interna da habitação, procuraram optimizar a relação visual e funcional entre exterior e interior, tirando partido da melhor disposição solar e conferindo privacidade relativamente ao exterior do terreno.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa JMC

Localização

Santa Maria da Feira, Portugal

Arquitetura
Atelier d’Arquitectura Lopes da Costa 

Arquitetos responsáveis

José António Lopes da Costa e Tiago Meireles

Construtora

A. S. Correia Lda, Construções Manuel Jesus da Costa, Lda e Manuel Fernando Reis Unipessoal, Lda.

Fiscalização

ObraSemStress – Gestão e Fiscalização de Obras, Lda.

Engenharia

Strumep – Engenharia, Lda.

Projeto Eléctrico

Projedomus – Projectos e Instalações Eléctricas Inteligentes, Lda.

Hidráulica

Strumep – Engenharia, Lda.

Térmica

IRG, Inspeções Técnicas, S.A.

Fotografias

Ivo Tavares Studio

Ano Conclusão
2022

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE