Casa Liberato

O programa de uma habitação unifamilar com três quartos adapta-se à morfologia do terreno original de modo a evitar custos extraordinários na construção da plataforma que suportaria toda a construção. Deste modo foi possível libertar o espaço central da parcela de terreno para o grande jardim e piscina que, pela sua posição altimétrica, têm uma vista desimpedida sobre o horizonte.

Uma construção onde a maioria dos espaços se desenvolve num único piso e onde foi necessário garantir a privacidade dos quartos, em especial dos mais próximos da zona social. Para tal aos dois braços apresentam funções distintas e estabelecem entre si um ângulo obtuso, dificultando a perceção do espaço interior dos quartos a partir da zona social.

Os dois braços sobrepõe-se na zona de entrada da habitação marcando o momento de entrada e o percurso que permite a transição entre o acesso, a entrada e o espaço social exterior. O pé direito dos espaços sociais é também ele superior ao dos espaços privados, o que implicitamente respeita as diferentes funções da habitação, isto é, na zona social pretende-se uma espacialidade com mais luz e ar enquanto que nos quartos o que se pretende é uma sensação de maior conforto e proximidade entre os planos que definem cada espaço.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa Liberato

Localização
Vila Verde, Braga, Portugal

Arquitetura
Am-Arqstudio

Tipo de Projeto
Habitação unifamiliar

Área bruta
498 m2

Inicio/Conclusão
2018/ Maio 2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?