– Situada num contexto de expansão urbana de uma zona residencial de Mirandela, este lote tinha bem definidos um conjunto de regras relativamente a implantação, volumetria e afastamentos. Perante isto o desenho rapidamente se desenvolveu num volume compacto e linear organizado sobre uma planta de base quadrada 11×11, onde se desenham dois pisos.
O estudo dos vãos foi um tema orientador no desenho arquitectónico, o recuo do plano de vidro relativo ao plano de fachada, estabelece um novo perfil vertical no desenho dos alçados, este ganho de profundidade no interior resulta em espaço para armários e áreas técnicas, no exterior desenvolvem pequenas varandas, é também determinante no sombreamento permanente, controle da luz natural / temperatura e estabelece mais intimidade nas relações visuais entre o interior exterior.
No piso térreo, reúnem-se os espaços mais diurnos com relações diretas com exterior, o espaço de transição entre a sala estar e a cozinha desenvolve-se com um duplo pé-direito, onde amplifica a entrada de luz natural, através de um vão superior e proporciona uma relação de comunicação entre os dois pisos.
O primeiro piso alberga o programa mais privado com três quartos, a escada de lanço único entre os dois pisos esta compreendida por uma parede em xisto, (pedra local) que introduz uma atmosfera natural pela sua textura e cor, esta parede faz a ligação do piso térreo a cobertura, onde termina num pequeno volume revestido a chapa.
A uniformidade do branco no interior é contrariada pelo pavimento escuro em madeira, que lhe confere maior conforto e uma luminosidade equilibrada. No exterior a unicidade material dada pelo isolamento continuo, acabado com uma argamassa fina de cor branca, reforçam a ideia de um monolítico escavado que contrasta com as cores fortes dos verdes e castanhos da envolvente do lote.
https://www.facebook.com/adoff.arquitectos
https://www.instagram.com/adoff_atelier/
https://www.ricardoloureiro.com
https://www.instagram.com/ricardoloureirophotography/
Projeto
Localização
Mirandela, Portugal
Colaboradores
Maria João Santana
Área de Intervenção
240,00m2
Ano do Projeto
2009/2010
Ano de Obra
2012/2015