Casa Madalena

Translator

 

 

Translator

 

 

Translator

A Casa Madalena localiza-se em Vila Nova de Gaia, na freguesia da Madalena.

Composta por uma sobreposição de volumes puros a sua disposição no terreno corresponde à vontade de criar uma barreira visual entre os espaços vivenciais e a rua, permitindo atingir o máximo de privacidade.

No momento inicial, o volume superior saliente marca e enfatiza a entrada, convidando a ultrapassar a barreira quase opaca, perfurada apenas por um vão que denuncia a profundidade do lote e da moradia, ao mesmo tempo que reforça a intenção de impermeabilidade.

Após ultrapassada a barreira inicial a casa revela-se, por oposição ao exterior, um espaço amplo e fluído com um programa bem definido, abrindo as zonas sociais ao exterior através de grandes vãos envidraçados. Quisemos com estas aberturas promover e potenciar a relação entre o exterior, voltado a poente, e o interior, mantendo a privacidade da master suite através da criação de um pátio.

No piso superior, materializado por um volume solto e hermético, estão duas suites e um escritório, abertos unicamente para pátios privados rasgados no volume que, além de garantirem a privacidade, permitem que os vãos envidraçados fiquem protegidos da radiação directa.

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Translator

 

Translator

 

Translator

 

Translator

 

Translator

 

Projeto
Casa Madalena

Localização
Vila Nova de Gaia, Portugal

Arquitetura
Paulo Martins Arquitectura

Arquiteto Responsável
Paulo Martins

Engenharia

R5 Engineers

Fotografias
Ivo Tavares Studio

Área bruta
330 m2

Ano
2022

FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»