Casa MCR2

Localizada na margem da histórica Nacional 18 e com o olhar sobre a Serra da Estrela, a casa (antiga) começou por acomodar-se ao maciço rochoso que floresceu perto da ribeira que por ali passa.
Construída no inicio do século XX, a forma deixa adivinhar uma casa de dois pisos de carácter humilde, que serviu simultaneamente a actividade agrícola e residencial da família.

O terreno agrícola extende-se a norte ao longo da Estrada Nacional, a casa implantou-se a sul, onde a rocha não permitia qualquer tipo de cultivo. Por volta dos anos 50, foi adicionado um anexo, que se implantou a norte da construção existente.

Depois de anos de abandono e fruto de uma herança familiar, o projecto partiu da necessidade de reabilitar o edificio, adaptando-o ao conforto dos dias de hoje. O desafio passou pelo controlo de custos muito exigente e por um programa adaptável e simples. A casa pode ser de férias, habitação permanente, ou poderá no futuro adaptar-se a turismo.

O programa composto por 3 quartos suite, sala, cozinha e arrumos, não permitiu conservar a existência nas suas funções originais. Por outro lado, as condicionantes administrativas limitavam a ocupação do terreno.

O volume da pré-existência manteve-se e a ideia do anexo mostrou-se um ponto de partida para a definição do projecto. O anexo serve, assim, a sua própria Rea: na falta de espaço, constrói-se um espaço adjacente.

Os quartos são distribuidos pelos dois pisos do volume de granito, deixando em aberto um arrumo que pode também ser espaço de dormir no futuro. No anexo, os espaços comuns: cozinha e sala. Na forma, extrudiu-se o prisma de granito e o telhado de duas águas. Na materialidade, distinguiu-se o novo e velho, abrigados sobre o mesmo tecto: a pedra e a chapa ondulada, lado-lado e em continuidade.

No interior, procurou-se a neutralidade dada pela simplicidade dos materiais e pela ilusao da ausência de detalhe. A ideia de interioridade traduz-se no controlo das aberturas, estrategicamente localizadas para a paisagem e no uso pontual das madeiras.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa MCR2

Localização
Belmonte, Portugal

Arquitetos
Filipe Pina + Maria Ines Costa

Fabricantes
Teka, Sanitana, Efapel, Ofa, Technal, Aleluia Cerâmicas

Engenharia
Ricardo Pereira

Styling
Maria João Correia

Mobiliário
Miljo

Construção
Leonido & Filhos, Lda

Comunicação/Design
João Aparício

Fotografias
João Morgado

Área
140.0 m²

Ano
2019

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Isopan

Apresentamos a Esquadria Perfeita

Workshop . Lisboa

Como Vender o Que Não Se Vê