Casa Mesquita – Três volumes contíguos são criados, sendo que o volume central é interrompido por um pátio, com vegetação no centro. No corpo mais à esquerda, o volume é libertado do solo resguardando o piso inferior onde se localiza o ginásio. Este gesto permite ainda estabelecer uma relação com a área de alpendre exterior adjacente à piscina.
Os diferentes volumes possibilitam a separação dos espaços, distinguindo nitidamente as zonas privadas das zonas sociais. Os três corpos estão ligados entre si por corredores que fazem ligação ao pátio. Os dois corredores marcam uma intenção no alçado, reforçando a leitura dos diferentes volumes que compõem o projeto.
O terreno objeto da proposta situa-se em área abrangida pelo Plano Diretor Municipal de Matosinhos, inserindo-se, de acordo com este plano e respetiva planta de Classificação e Qualificação do Solo, na categoria de solo RÚSTICO – Espaços agrícolas. Estas áreas correspondem a espaços com vocação dominante para a atividade agrícola ou pecuária. A proposta enquadra-se na Habitação do agricultor.
Matosinhos, Portugal
Privado
MOFASE – Arquitectura e Engenharia, Lda
Arquitectura e Engenharia
2021 -…