Casa Monte

Categorias: Unifamiliar

No princípio havia um terreno, arenoso, quase sem fim e coberto por vegetação diversa, caminhos e pequenos declives em direcção a uma várzea.

Ponto estratégico entre duas grandes áreas de arborização, aproveitando ao mesmo tempo os acessos existentes, uma clareira favorável e um sistema de vistas.

Constroem-se dois montes artificiais, em forma de dunas Barchan, nas extremidades Norte e Sul da casa. Eles irão unir o caminho à casa cobrindo-a em toda a sua extensão de modo a possibilitar o seu atravessamento superior pedonal

O projeto tenta estabelecer uma nova relação entre arquitetura e paisagem, usando os dois universos em um único grupo. As duas dunas artificiais ligam a casa à paisagem e estendem seus limites para longe. No meio dessas duas colinas, quatro braços de concreto abrigam todas as funções vivas, em uma direção cruzada. O telhado ondula, criando diferentes atmosferas interiores e exteriores. Atravessar a casa através do telhado torna-se uma experiência em si, dando novos pontos de vista sobre a paisagem e lembrando-nos da antiga estrada que atravessou a paisagem.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Casa Monte

Localização
Muda – Grândola, Portugal

Arquitetura
Pereira Miguel Arquitectos

Colaboradores
Alçado Nascente, Unidois, Lda.
Estrutura
Betão
Ano
2004-2009

Fotografias
© Fernando Guerra + Sérgio Guerra
FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.