Casa Mortuária em Vila Caiz

Categorias: Religiosos

Integrada num contexto residencial híbrido onde se cruzam referênciais urbanos e rurais, a casa mortuária surge como um filtro entre estes e um universo de contemplação das serras distantes. Delimitada por uma estrada municipal, campos agrícolas e a Igreja de Vila Caiz, o seu volume construido resulta da confluência entre os eixos delimitadores do terreno, o enquadramento da paisagem e a orientação solar.

A materialidade do edificio integra e filtra o contexto em que se insere através de grelhas de enrelvamento em betão (filtro de luz e de vistas) do granito dos pavimentos, muros e lambrim conjugado com a brancura das paredes.
O espaço interior resulta sobretudo da interligação entre três espaços principais definidos por um átrio e duas salas que podem ser unidos ou fragmentados em função das circunstâncias.
A vista das serras distantes conjugada com a água de um tanque que reflecte estratégicamente no plano inclinado do tecto e paredes da casa mortuária são factores que catalizam um ambiente de neutralidade, silêncio e introspecção.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Arquitetos

Raul Sousa Cardoso, Graça Falcão Vaz

Localização

Rua da Igreja, Vila Caiz, Amarante, Portugal


Area

110 m2


Ano de construção

2014

Fotografia

José Campos

                

            

        

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE