Casa na Aldeia de João Pires

Ampliação e reabilitação de uma casa tradicional de granito na aldeia de João Pires, Penamacor.

Um antigo forno comunitário, localizado no centro de uma bem preservada aldeia beirã, foi ampliado e transformado numa confortável casa de férias com um interior organizado como um loft, integrando as áreas de cozinha, de estar e de refeições num único espaço e incorporando numa mezzanine as áreas mais íntimas da casa.

O exterior, sóbrio e tradicional, onde o rude granito é o elemento dominante, não se distingue especialmente das construções envolventes, contrasta com um interior de feição claramente mais contemporânea, acolhedor, quente e confortável, delicadamente trabalhado e com uma luminosidade surpreendente.

O principal elemento focal, que estabelece as regras de toda a construção, é a escada/banco/mesa/lareira, concebido de forma personalizada para a casa. É este o elemento gerador das geometrias internas, o fio condutor de todo o projecto, que acentua a verticalidade da área de sala com pé-direito duplo.

 

A entrada de luz é controlada com grande cuidado, através de diversas aberturas zenitais que produzem efeitos dramáticos na pedra bujardada e nos elementos de madeira que proliferam pela casa, alterando a sua ambiência ao longo de todo o dia.

 

O pátio murado inclui um telheiro e um pequeno jardim, algumas árvores e um tanque em pedra.

 

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa na Aldeia de João Pires

Localização
João Pires, Penamacor, portugal

Cliente
Particular

Arquitetura
Henrique Barros-Gomes

Construtor
DBC Construções, Lda

Fotografias
Ricardo Oliveira Alves

Área de construção
95 m2

Ano projeto
2013-2015

Ano Construção
2016-2020

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.