Casa do CASTELO

Categorias: Unifamiliar

LOCAL

Sita num dos lotes de um conjunto que desenha uma única frente da Rua que liga o centro histórico da cidade de Setúbal ao Castelo de S. Filipe e privilegia da vista extraordinária a Sul para a Serra da Arrábida e o Rio Sado. Esta frente de edifícios de habitação de finais do séc. XIX tem vindo ao longo dos tempos a ser desvirtuada através de várias alterações ou novas edificações.

 

PROGRAMA | INTENÇÕES

Requalificar o seu uso enquanto habitação unifamiliar através de uma ampliação que se desenvolve em dois pisos que retire o máximo partido da relação do panorama para a de Serra e Rio. Reabilitar a fachada existente para dar continuidade à frente de rua, parte integrante do bairro histórico onde se insere.

 

PROPOSTA

Para além da fachada, optou-se por manter um pátio, conforme modelo original, o qual permite uma ventilação transversal na casa e serve como entrada de luz. As zonas sociais da casa, de maior permanência, localizam-se do lado Sul, usufruindo da vista, enquanto a cozinha e instalações sanitárias, localizam-se a Norte, retirando partido do pátio, para ventilação e iluminação. Os quartos localizam-se no piso térreo, a um nível mais alto da rua para maior privacidade, a sala e cozinha no piso 1 e outra sala de uso mais versátil no piso 2 desfruta de um terraço a Sul. A ampliação surge como uma varanda sobre a fachada existente, projectando o espaço
interior para a paisagem.

 

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

ARQUITECTURA

atelier JTVQ (Jordana Tomé Vitor Quaresma)

COLABORADORES

Inês Oliveira, José Tavares

FOTÓGRAFIA

Luís Ferreira Alves

 

 

ÁREA DE CONSTRUÇÃO | EXTERIORES

150 m2  | 30 m2

 

 

DATA PROJECTO | DATA CONSTRUÇÃO

2013 -2014 | 2014 – 2016

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?