Casa na Lapa

Categorias: Unifamiliar

O edifício é um exemplo emblemático das mudanças que continuam a afetar a Lapa, um dos bairros mais charmosos de Lisboa, com o seu tecido urbano em pequena escala, a sua posição privilegiada e a vista para o rio e cidade velha. Os lotes de construção tradicionais são muitas vezes definidos da mesma forma, com um prédio estreito de três ou quatro andares de altura e um pequeno pátio na parte traseira com a mesma largura do edifício.

No final do jardim ou pátio interno, o logradouro, havia muitas vezes pequenos edifícios de serviço agarrados aos limites. Neste caso, o projeto instala os dois apartamentos nos pisos superiores do prédio para que compartilhem o piso térreo, uma garagem, serviços e, acima de tudo, o jardim e piscina.

O apartamento inferior ocupa todo o primeiro andar e a parte voltada à rua do segundo andar. O apartamento superior ocupa uma parte do segundo andar voltada ao jardim, todo o terceiro andar e sótão. O sistema de ligação vertical – escada e elevador – servem indiscriminadamente todos os pisos, tornando-se assim comuns ao quotidiano das várias famílias.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa na Lapa

 

Localização
Lapa, Lisboa, Portugal

Arquitetos

Ricardo Bak Gordon
Colaboração
Gonçalo Frias, Luís Pedro Pinto

 

Área
500.0 m2
Ano do projeto 
2016
Fabricantes
Tadelakt, Weber, Sosoares
 
Construção
Almeida Reis
Fundações, Estruturas Betar Instalações Elétrcias, Telecomunicações e Segurança, Mecânicas, Mechanics, Térmica, Acústica 
PROM&E
Instalações Hidráulicas 
Campo d’Àgua
Fotografias
Francisco Nogueira
FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal