Casa na Madalena

Casa na Madalena – O lote, relativamente pequeno, possui a área de 670,00 m2. O programa é composto basicamente por átrio, sala comum, cozinha, lavandaria, quarto de banho social, suite e garagem para dois carros no piso térreo e três suites no primeiro andar. O projeto teve início em 2010 e a obra ficou concluída em 2017.

O Projeto de Arquitetura caracteriza-se essencialmente por cumprir o espírito do loteamento em que se insere, assegurando escrupulosamente a colmatação rigorosa das empenas e telhado da habitação situada no lote situado à direita, bem como de todos os muros de meação existentes e empenas da casa situada à esquerda. O muro da rua cumpre igualmente a altura exigida pelo loteamento.

Formalmente, procurou-se assegurar a interligação entre o interior da habitação e os espaços exteriores através da previsão de caixilharias de correr de grandes dimensões, maioritariamente orientadas a sul, no sentido da piscina. Com o objectivo de assegurar o conforto térmico recorreu-se a palas criteriosamente orientadas, que serviram também para criar percursos protegidos das intempéries e ainda espaços de transição entre o interior e o exterior.

A casa é branca, assegurando-se a continuidade cromática com as restantes habitações do loteamento. Pontualmente previu-se igualmente betão branco em alguns paramentos da fachada e tetos exteriores. A cor das caixilharias e dos pilares metálicos é antracite mate. As coberturas são planas, de tipo invertido, com a exceção da cobertura inclinada, dos lanternins e da pala da entrada, que são acabados a zinco

Interiormente utilizou-se Mármore Estremoz Extra nos pavimentos, lavandaria e casas de banho, com a exceção do quarto de banho social, que é revestido a Alabastro, iluminado pelo interior. Os pavimentos das suites e das zonas de circulação do primeiro andar são em madeira de Nogueira. As carpintarias são em madeira lacada a cinza claro, com a exceção da zona da entrada e da cozinha, que são revestidas a também a madeira de Nogueira. Exteriormente previu-se calçada em cubo de granito, complementada com lajeado em Travertino beije no percurso de acesso à entrada da habitação e na zona das escadas exteriores, e deck de madeira no entorno da piscina e no terraço do primeiro andar.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa na Madalena

Cliente
Privado

Localização
Vila Nova de Gaia, Portugal

Arquitetura
Sérgio Mendes | Arquitecto

Arquiteto Responsável
Sérgio Mendes

Engenharia
Produr – Projetos e Engenharia Lda

Créditos fotográficos
Tiago Franco Paiva
Meia Madeira

Área bruta construída
360 m2

Ano de conclusão
2017

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!