Casa na Rua das Praças

Casa na Rua das Praças – O Bairro da Lapa é um bairro histórico da Lisboa pós-terramoto. De predomínio habitacional, o seu edificado (ocupando uma das colinas sobranceiras ao rio) tem características populares e aristocratas. Os seus palácios e palacetes foram ocupados por grande parte das embaixadas estrangeiras presentes em Portugal.

A escala dos edifícios, sendo homogénea quanto à altura, é diversificada na sua morfologia, acabamentos das fachadas e cores dos rebocos pintados que envolvem os seus vãos ritmados. A casa, que ocupa a totalidade do gaveto entre a Rua das Praças e a Rua de São Félix, organiza-se na vertical ao longo de cinco pisos. Todos eles acima do solo.

O primeiro piso é dedicado à entrada e estacionamento e é o único que se diferencia dos demais na caracterização da fachada. Daí para cima encontramos um desenho regrado nos alçados, quase austero, intervalando os vãos delicados com painéis modulares em betão rosa.

A cada piso corresponde uma função, iniciando-se nos quartos, passando pela sala comum e terminando na área de refeições, que se abre para um terraço sobre o rio, em resultado do recuo do último piso. A madeira que diferencia o piso da entrada e o embasamento da casa, contrasta fortemente com o tom rosa, escolhido em continuidade com a palete de cores presente no bairro.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa na Rua das Praças

Localização
Lisboa

Arquitetura
Bak Gordon Arquitectos

Arquiteto responsável
Ricardo Bak Gordon

Construção
Pereira & Coutinho SA
Fundações e Estruturas
JETsj
Instalações Hidráulicas e Mecânicas
João Guimarães
Instalações Elétricas, Telecomunicações e Segurança
Campos Vieira

Fotografias
Francisco Nogueira

Data do projeto
2010-2o18
Data da obra
2018-2020

 

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!

Prémios de Arquitetura BigMat’21

Mais informações »