O lugar, a poucos metros da Lagoa de Óbidos, é caracterizado por árvores de Pinheiro Manso e pela densa vegetação da Reserva Ecológica Natural a Sul, criando um forte sentimento de encerramento natural.
O projecto procura enfatizar esta especificidade natural do lugar, orientando os espaços principais da casa para Sul, de forma a criar uma forte relação com a paisagem e permitir receber a melhor luz solar. Do lado oposto, localizam-se os espaços mais reservados da casa, com um grau de privacidade maior.
Esta configuração define duas zonas distintas, a diurna e a nocturna.
A zona diurna é composta pelos espaços sociais, como as salas e a cozinha, com grandes superfícies de vidro que permitem o prolongamento visivo e funcional dos espaços interiores para as áreas exteriores. Nesta zona, os espaços da habitação organizam-se num único piso.
A zona nocturna é composta pelos quartos, escritório e ginásio, distribuídos em dois pisos.
A casa, circundada pela grandeza da natureza, protege quem a vive e visita através de uma composição de volumes, e utiliza a matéria dominante do lugar, a madeira.
A entrada principal é marcada por um rasgo horizontal na extremidade do volume, enquanto a entrada tardoz é marcada por um rasgo vertical, ambas revestidas em ripado de madeira de natural.
O jardim Sul, com a piscina e as zonas de estar públicas, transforma-se num verdadeiro pátio resguardado do vento, de um lado a cortina de vegetação, do outro a arquitectura que abraça e protege o espaço. O jardim Norte dá lugar a aromas e sabores, uma horta, um pomar, flores autóctones e especiarias várias.
A cobertura, um grande terraço projectado para a paisagem, juntamente com um pequeno pátio, definem os espaços exteriores e intimistas do piso superior.
Projeto
Casa Namu
Localização
Óbidos, Portugal
Arquitetura
Ivan de Sousa, Inês Antunes
Promotor
Privado
Programa
Habitação Unifamiliar
Área do lote
925m2
Área de implantação
252m2
Área de construção
272m2
Coordenação
Ivan de Sousa
Especialidades
Projecto Engenheiros Associados
Arranjos Exteriores
Inês Antunes
Construção
Construções Luís Jorge
Data conclusão obra
2018
Fotografias
[i]da arquitectos