Casa no Cercal – No coração do Alentejo, desenha-se um arquétipo genuíno de um monte Alentejano debruçado sobre uma paisagem deslumbrante. Embora implantado num local privilegiado, de difícil acesso, o edifício existente, com todo o seu potencial, desmultiplicava o programa interior de forma desconexa e bastante confusa. Os espaços, inclusivamente com dois quartos interdependentes, tiravam pouco partido da luz natural bem como das áreas exteriores ao redor da casa.
Por outro lado, o jardim e a piscina existentes, alvos de intervenção recente, revelaram-se desde logo, atributos qualitativos, aos quais o projeto e a própria estratégia de intervenção deveriam potenciar.
O desafio que nos foi lançado foi o de reinventar o interior desta casa de férias, tornando-a mais soalheira e funcional, e simultaneamente o de criar um pequeno corpo anexo que pudesse albergar uma suite para hóspedes, bem como uma área de arrumos para equipamento e mobiliário exteriores.
Uma nova forma de habitar não apenas o interior, mas também uma melhor redefinição dos espaços e circuitos em redor da casa.
Respeitando a herança cultural deste edificado, e com o propósito de destacar as qualidades naturais associadas a este local, o programa desdobra-se agora longitudinalmente na casa. Desprovidas de formalismos, as áreas sociais da casa vão ocupar os vazios deixados pelos quartos e instalações sanitárias que deliberadamente ocupam a totalidade do alçado de entrada na casa. No lado oposto, estas áreas de estar e de convívio, procuram agora beber a luz e tranquilidade do jardim, e através de um ritmo de vãos no alçado, generoso, mas equilibrado na composição, garantem o acesso direto, em praticamente qualquer ponto da casa para o alpendre, agora mais aberto e franco na sua relação com o jardim e com a piscina.
O novo corpo edificado, um piso abaixo da cota da casa principal, permite acolher na sua cobertura uma área de solário, próxima da piscina. O acesso é garantido através de umas escadas adoçadas ao muro no alçado norte. Um pequeno percurso protegido por uma pala leva-nos até ao seu interior. Uma suite com áreas equilibradas, encontra o seu momento de tranquilidade em diálogo com a paisagem.
https://www.instagram.com/gv_arquitectos
https://www.facebook.com/GVArquitectos
https://www.linkedin.com/company/gvarquitectos
http://ultimasreportagens.com
https://www.instagram.com/fernandogguerra
https://www.linkedin.com/company/fg-sg-architectural-photography
Projeto
Casa no Cercal
Localização
Cercal, Santiago do Cacém, Portugal
Cliente
Privado
Arquitetura
Fabricantes
Azulima, BORA, Junkers, Sosoares, Stuv, Vulcano
Arquiteto Responsável
Gonçalo Nobre da Veiga
Equipa de arquitetura
Nuno Amaro, Andreia Sales, Ricardo Forna
Coordenação de Projetos
Nuno Amaro
Empreiteiro Geral
Speisse – Space Reinvented
Fotografia
Fernando Guerra | FG+SG
Área
237 m2
Data
2020