Categorias: Unifamiliar
O sítio foi a principal referência para este projeto.
Uma bela propriedade no Alto Alentejo, Portugal, caracterizada por uma topografia suave de pequenas colinas e ligeiras depressões, cercada por sobreiros e sobreiros.
No seu nível mais baixo, há um reservatório de água natural alimentado por um fluxo estreito de água.
A casa está enraizada tipologicamente e construtivamente na cultura arquitetónica da região. O pátio, o alpendre e os materiais utilizados são exemplos disso.
No pátio, há uma pequena fonte central que adiciona um pouco de frescura e poesia ao espaço. A varanda dá proteção ao sol e permite um curso protegido ao redor da casa.
O plano expressa a simplicidade da arquitetura tradicional, a conexão entre os espaços e as suas dinâmicas. Busca maximizar o espaço em compartimentos úteis da casa evitando seu consumo em espaços de circulação. O plano quadrado permite distribuir espaços simetricamente ao redor do pátio admitindo algumas exceções. São identificadas três alas principais, a ala dos quartos, a ala social e a ala de serviços.
A piscina é quase uma extensão da casa para a planície, projetada como um elemento independente. Sua localização privilegiada permite uma vista deslumbrante da paisagem circundante.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Casa no Crato
Localização
Crato, Portalegre, Portugal
Cliente
Privado
Arquitetura
Guilherme Machado Vaz
Ano
2018
Fotografias
Luís Sousa
Galeria