Casa no Jangão

Categorias: Unifamiliar

Casa no Jangão . AA.Arquitectos

O terreno tem uma forma irregular alongada, e desenvolve-se em três socalcos definidos por muros de pedra. Era utilizado para cultivo agrícola e tinha um pequeno palheiro em pedra coberto de palha, em ruína. Localiza-se no topo de uma encosta, com vista sobre o mar e o vale.

 

A implantação da casa foi condicionada pelo risco de perigosidade dos socalcos a Sul, e a configuração do socalco remanescente. Pousa sobre a porção de terreno de cota mais elevada, orientada para Sul.

 

A casa acopla-se ao palheiro existente, ao nível do piso térreo, e desenvolve-se em dois pisos.

 

O piso térreo compreende os espaços sociais da habitação, nomeadamente a sala de estar, de jantar, a cozinha e uma pequena instalação sanitária. A cozinha toma o lugar do palheiro existente. Os vãos voltam-se para Sul e Nascente, e dão acesso ao espaço de estadia exterior.

 

A escada de acesso ao piso superior avista o vale. O piso superior é constituído por dois quartos de dormir e uma casa de banho. Os vãos dos quartos voltam-se também para Sul e Nascente, e dão acesso a uma varanda que permite o deslumbre da paisagem.

 

O volume edificado tem duas águas e é matericamente uniforme. O palheiro existente foi reabilitado. Os socalcos a Sul estão cultivados com árvores de fruto, ervas aromáticas, flores e arbustos.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa no Jangão

Localização
Porta do Sol, Funchal, Madeira

Arquitetura
AA.Arquitectos

Arquitetos Responsáveis
André Ferreira . Adriana Henriques

Fotografias
AA.Arquitectos

Ano
2019

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal