Casa no Serrado da Adega

A Casa no Serrado da Adega, está inserida num terreno que se localiza em Câmara de Lobos, num loteamento residencial a cerca de 77,50m do mar. Confronta com um arruamento a Nascente, uma casa a Norte, um lote vazio a Sul, e uma escarpa a Poente. A vista é mais interessante para Sul (mar) e Poente (encosta oposta). A casa tem dois pisos emergentes e a sua forma gera duas tiras, uma mais comprida (a poente) do que a outra (a nascente) em acordo com a forma trapezoidal do terreno.

No rés-do-chão, na tira Nascente, localiza-se o estacionamento exterior coberto, um compartimento de arrumos com acesso pelo exterior, a entrada servida por um grande armário que dobra até à sala de estar, a casa de banho social (com entrada pelo armário) e a escada de acesso ao piso superior. Toda a fachada Nascente é abrigada por um alpendre conformado por um canteiro, com o intuito de trazer um pouco de jardim ao encontro da casa. Segue-se, na tira Poente, a sala de estar, jantar e cozinha em openspace, e uma despensa. Acoplado à sala de estar há um alpendre voltado para Sul e Poente. Do lado oposto (Norte/Poente) há outro alpendre, igual, de apoio ao churrasco.

No piso superior, na tira Nascente, existe um quarto, a lavandaria com acesso a um pátio-estendal, a escada, e a casa de banho e o walk-in-closet da suite. Na tira Poente está o outro quarto, a casa de banho comum aos quartos e o dormitório da suite. Sobre os alpendres do rés-do-chão localizam-se duas varandas, a da suite (Sul/ Poente) e uma comum aos quartos (Norte/ Poente). As varandas têm canteiros, à semelhança do que dá forma ao alpendre a Nascente e com o mesmo intuito. Há também um pátio imediatamente à frente das escadas, voltado para a Poente.

A casa será isolada termicamente pelo exterior e pintada de branco. À exceção das lajes, canteiros e do pilar do estacionamento, em betão aparente. Painéis em madeira de sucupira revestem o canto entre o estacionamento e a porta de entrada da casa e escondem um compartimento de arrumos dedicado ao estacionamento e um armário-sapateira no espaço sobrante por baixo da escada. Nos arredores, adossado ao muro Norte está o churrasco e ao muro Nascente a casa dos lixos e um abrigo para cães.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa no Serrado da Adega

Localização

Câmara de Lobos, Ilha da Madeira

Arquitetura

AA. Arquitectos

Empresa de Construção

JMS Perestrelo, Unipessoal Lda;

Fiscalização

DDN Gestão de Projetos, S.A.

Projetos de Especialidades

Métodos B – Engenharia, Unipessoal Lda;

Caixilharias

SAPA Building System Portugal;

Paredes Exteriores

Diera – External Insulation System;

Pavimentos

Finfloor – FINSA

Cozinha

Studio Home – Cozinha e Banhos, Sociedade Unipessoal, Lda

Equipamentos Sanitários

Toilets and washbasin – Sanindusa – Indústria de Sanitários, S.A.

Taps – Bruma – Flowing art

Acessories – JNF Architectural Hardware

Revestimentos Cerâmicos

Cifre – Glaciar mate / Cifre – Neutra Cream / Cifre – Anthracite

Cinca – Mosaico porcelânico Castanho coral e preto

Fotografias

Nuno Serrão, Urbanistas

PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»