Casa no Sobral da Lagoa

Categorias: Unifamiliar

A pequena aldeia de Sobral da Lagoa, de onde se vê Óbidos e a sua lagoa, é um aglomerado urbano de espaço rural, onde alguns animais, que ajudam na lavoura, coabitam com seus donos em construções precárias.

Desenvolvendo-se ao longo de uma linha de festo, paralela ao mar, a aldeia é formada por uma série de parcelas que muitas vezes tem dois acessos, como é caso do lote onde se implantou esta casa.
Trata-se de um terreno com cerca de 200m2 e com uma topografia bastante acentuada e que foi adaptada aos três pisos da casa.
Por uma das ruas, onde o ambiente urbano é mais intrincado, tem-se acesso à casa propriamente dita, deixando para trás uma fachada relativamente vaga, onde a presença dos vãos exteriores contribui para a abstração da escala da casa.
São estes vãos aliás, tal como os da fachada oeste, que melhor caracterizam a imagem da casa, uma vez que os seus aros e portadas em madeira são pintados com cores diversas, conferindo a cada espaço interior uma marcação cromática numa envolvente branca.
Por detrás da caixilharia de alumínio anodizado a cor é visível, tornando-se por vezes pouco obvio qual a sua origem ou a fonte cromática.
A entrada faz-se a meio nível, reservando o superior para os quartos e o piso inferior como espaço social e acesso aos terraços e piscina, ainda num ambiente marcado maioritariamente pela presença dos telhados vermelhos das construções vizinhas.
A geometria da casa nasce da forma do terreno, mas também de uma tridimensionalidade que procura responder às volumetrias adjacentes, reservando alguns espaços de intimidade para as áreas de estar exteriores.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Arquitetos

Bak Gordon arquitectos

 

Ano

2008

 

Área construída

234 m²

 

Área do terreno

200 m²

 

Tipo de projeto

Residencial

 

Status

Construído

 

Materialidade

Tijolo e Vidro

 

Estrutura

Concreto

 

Localização

Sobral da Lagoa, Óbidos, Portugal

 

Implantação no terreno

Adossado às 2 divisas

 

Fotografias
Leonardo Finotti

Equipe

Arquitetura

Ricardo Gordon

 

Colaboração

Ana Durão,Luís Pedro Pinto,Walter Perdigão

 

Informação Complementar

Instalações Eléctricas, Hidráulicas, Instalações de Gás

Rui Duque

 

ITED

José Machado

 

Empresa Construtora

LITOBRAS, Sociedade de Construções, Lda

 

Área Implantação

194.10m2

 

Área Útil

124.05m2

 

Área Bruta de Construção

234.00m2

 

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

MOON

A única placa de comando em cerâmica.