No local onde é proposta a presente edificação, encontrava-se uma estrutura em betão por terminar, consequente de uma crise generalizada. O projecto adapta-se à estrutura existente, tirando partido desta, adicionando novos elementos estruturais, de modo a prolongar o seu uso, alterando a tipologia e mantendo o programa para a qual tinha sido previamente edificada. É feito uma mutação à configuração espacial original.
Agora um bloco branco fica implantado sobre a aldeia de D.Maria, num promontório que o terreno desenha.
As adições à estrutura que estão ser propostas, englobam métodos construtivos evasivos e categóricos como o uso do aço, de modo a preservar e em simultâneo para não fragilizar o esqueleto construído.
A habitação desenvolve-se em dois pisos, sendo o piso 0 destinado à área social e o piso 1, à área privada, neste último, albergando 4 quartos e um escritório.
Sendo a estrutura existente estando posicionada no sentido Este-Oeste, sendo ainda que, o melhor enquadramento para vila de D. Maria estar orientado a Norte, e a Sul, haver um reduzido espaço disponível para colocar a zona nobre da casa, pois teria mais luz natural directa a incidir, a zona nobre (sala estar/jantar) fica virada a Norte de modo a desfrutar do melhor enquadramento da vista da vila.
O piso 0 pretende dar a ideia de transparência em quase todo o seu perímetro, trazendo a imagem da vila para dentro da habitação. O piso 1 torna-se opaco para o lado Norte e o lado Sul bastante mais devassado garantindo luz natural para o interior da habitação por meios de pátios ou vãos generosos, garantindo igualmente a ventilação transversal da habitação.
A nova orientação e tipologia da escada, altera na íntegra o esquema espacial da habitação que previamente tinha sido estipulado. Os espaços tornam-se mais generosos. O novo elemento delimitador, – a escada – com novas características, faz a segregação entre a Sala de estar/jantar e a cozinha, proporcionando diferentes vivências em ambos os lados, sem qualquer elemento físico como portas a separar ambos os espaços.
A diferença de material como é composto o pavimento, delimita igualmente a zona da cozinha e sala.
Projeto
Casa Olive
Localização
Sintra
Arquitetura
Sérgio Miguel Godinho, Arquiteto
Ano
2014
Fotografias
Sérgio Miguel Godinho, Arquiteto