Criando diálogos possíveis entre tradição e contemporaneidade, o simples e o sofisticado, a ARCHITECTS OFFICE concebe a Casa PAR – criação de casa de campo como resgate da memória coletiva sobre o habitar, entrelaçada à atualidade no Haras Larissa, interior de São Paulo.
Conceito Arquitetura
A Casa PAR apresenta a investigação sobre o ideário tradicional de “Casa de Campo” – amplos espaços integrados à natureza, uso de materiais e linguagens vernaculares arquitetônicas – materializando os signos essenciais para uma vivência atual mas com elementos ecológicos: O telhado de duas águas, resgate da estética clássica da casa de campo, ganha protagonismo pois mesmo em sua forma tradicional emprega materiais contemporâneos e sustentáveis dispostos ornamentalmente, inspirado nas estruturas de haras e coudelarias; A rusticidade tem na curadoria de materialidades naturais e ecológicas de alta qualidade a sua presença; A paleta revela o abrigo primário com cores neutras promovendo uma sensação de calma e pertencimento; A iluminação é estrategicamente planejada para realçar a beleza dos materiais e criar ambientes de luz e sombra acolhedores de bem-estar. E o conceito adentra nas minúcias de forma pura e simples, valorizando a simplicidade para instigar a sofisticação, presente em elementos que materializam a proporção, harmonia e escala humana – como as esquadrias, marcenarias e objetos meticulosamente pensados para uma vivência de simplicidade detalhista.
Em dois volumes integrados ao entorno campestre, a Casa PAR revisita a identidade arquitetônica que vive na memória afetiva voltado para a estética e usos contemporâneos para a LAR Identidade.
Arquitetura
Localizada no Haras Larissa, interior de São Paulo, a Casa PAR possui 574m² distribuídos em um terreno de 2188,00m².
A casa é formada por dois volumes elevados do solo e desencontrados entre si – o volume social com 231,15m² que avança sobre o terreno e o volume íntimo de 182,69m², recuado em relação ao outro – e telhados de duas águas de alturas distintas em madeira engenheirada, um resgate de uma das mais tradicionais soluções arquitetônicas de cobertura mas aqui com uma proposta, junto às telhas de taubilha de Pinus externamente. A Casa PAR apresenta uma obra que visa ser eficaz fazendo o equilíbrio entre custo e técnicas, desta forma prioriza o uso de madeira no telhado, a madeira engenheira combinada com placas de madeira OSB, que se caracteriza como material ecológico por ser produzido através de resíduos. Aliados à uma manta de proteção térmica, que propicia conforto ambiental através de uma atmosfera mais agradável e intimista
A fachada frontal é demarcada pelo ritmo de recuos e avanços da casa, alturas diferentes de telhado, e pelo grafismo – seja pela escolha de revestimento, seja pelos frontões ripados do telhado, inspirados em haras e coudelarias, para garantir iluminação e ventilação natural permanente.
O acesso principal se dá pelo bloco social, adentrando no hall que organiza os demais cômodos da casa – um lavabo; área de apoio com lavanderia, banheiro e dormitório; e living com vista para área externa.
No living, o espaço amplo com pé direito duplo é interconectado à cozinha e ao terraço coberto por portas de correr, concebendo uma atmosfera única e fluida entre externo e interno. O teto é o protagonista, ao revelar as entranhas do telhado de duas águas em madeira engenheirada MLC de Eucalipto, uma solução ecológica pré-fabricada de identidade singular. A paisagem campestre do Haras Larissa é emoldurada por esquadrias brancas metálicas que separam o living e o terraço – elemento contemporâneo em contraste ao uso dos materiais e revestimentos naturais – como a pedra e a madeira. Ainda no living, uma escada esculpida dá acesso ao mezanino de 76,79m² de salão interno, mais 7,41m² de terraço, com pé direito baixo com acesso a uma varanda externa por portas de correr. A iluminação se dá a partir do frontão composto por ripas de madeira engenheirada.
O hall principal também dá acesso ao bloco íntimo através de uma robusta porta de madeira que simboliza a separação dos dois volumes da casa. Ao adentrar, a circulação para os quatro suítes e suíte master é iluminada pela luz natural a partir de aberturas no telhado de madeira – demarcando a passagem do tempo dentro do habitat.
O conceito da Casa PAR entrelaça o simples e o sofisticado, tradicional e o contemporâneo, equilibrando dois universos para contar a narrativa da casa de campo atual. A arquitetura provoca essa coexistência e a curadoria de materialidades, a reafirma – a ala social apresenta revestimentos frios como a pedra e metal, e a ala íntima revestimentos quentes como a madeira. As materialidades naturais foram lapidadas sob medida para promover a sensação de calma, serenidade e pertencimento.
Na área externa, a casa é circundada por decks de madeira e degrau de concreto para acesso a cada uma das aberturas das suítes, living, cozinha e outros, e uma piscina de 44m².
A Casa PAR é inspirada pelo campo e pensada para a vida contemporânea, projetada para valorizar a arquitetura tradicional com usos e materialidades do cotidiano atual.
Produção
Para contar a narrativa singular da Casa PAR – casa de campo em que a arquitetura resgata a memória coletiva sobre o habitar, entrelaçada à atualidade – a AO traçou a produção de materiais audiovisuais, com Direção de Arte dedicada.
Junto a uma curadoria de parceiros e fornecedores, elenca-se à Pair Home – Concept Store e os designers do Estúdio Rain para ocuparem a casa com objetos que retratam a dicotomia entre vernacular e contemporâneo.
A Pair traz o vaso Marjani bicolor com 2 alças, tamanho G e a escultura Cora, ambos objetos artesanais que valorizam a proporção e escala humana, o trabalho manual tradicional, convidando o olhar a se conectar com a beleza orgânica da natureza e explorar os sentidos. O Estudio RAIN, importante parceiro de produções e criações sob medida, habita a casa com uma peça dicotômica – o banco curvo – que tem em sua base linhas retas, que no topo, transforma se em desenho orgânico. Uma habilidade de ser a harmonia entre duas linguagens, algo muito próprio do conceito da Casa PAR.
Projeto
Casa PAR
Localização
Haras Larissa – MONTE MOR – São Paulo
Cliente
LAR Identidade
Uso
Casas de campo / Incorporação
Arquitetura
ARCHITECTS OFFICE
Fundador
Greg Bousquet
Equipa
João Vieira; Rodrigo Mathias; Bruna Bertuccelli; Daniela Bertuol; Graziella Behning; Filipe Meltzer; Lívia Frugoli; Evandro Nunes;Thiago Buccieri
Fotografias
Felco
Construtora
LAR Construtora
Fornecedores
Pair Home – Concept Store; Estúdio Rain; REWOOD
Área do terreno
2188,00 m²
Área construída
574 m²
Ano de início
2021
Ano de conclusão
2023