“Dizem que as flores são todas palavras que a terra diz” Fernando Pessoa
Como uma flor, a casa “pátios de pétalas ” alimenta-se e protege-se do sol. Toca no chão singelamente, com um grande envidraçado em “U”. Uma parede curva interna estrutural que juntamente com o coração da casa (as escadas), constrói o seu interior. As pétalas da flor abraçam todo o piso superior. No seu movimento organicista, vão aparecendo os vãos, os pátios. Para reforçar a sua presença, limitamos o uso a três materiais: O branco, que desenha as pétalas, o alumínio e o vidro. Assim, as pétalas ganham mais expressão, mais “corpo”.
O piso inferior, maioritariamente um grande envidraçado em U, é onde singelamente as pétalas pousam. Também aqui avistamos três materiais, “leves”, o vidro, alumínio e madeira, sempre com o mesmo objetivo: realçar salientar o ator principal: o volume branco organicista.
No interior da flor, tal como já referenciado, uma parede com as suas curvas e contracurvas organiza, cria transições, encaminha… ou não … aos diferentes espaços que vão aparecendo… Fluido, conectamos de espaço para espaço, com a visão ou fisicamente… Um piso desenvolvido num conceito “open space” mas com momentos próprios que lhes dão autonomia e privacidade…
As escadas definem o coração do lar. E é aqui que se sente a continuidade se um piso para outro, da parede sinuosa, curva, estrutural.
Três suites avizinham-se. Cada uma comunica com o seu pátio que, com as suas pétalas de rosas, aconchegam-nos.
Na decoração, sente-se a palete de cores pasteis e “crus” usadas na arquitetura. Mobiliário que potencializa a tranquilidade do lugar, o conforto casual , materiais naturais, simplicidade. Usamos para tal os têxteis e cores neutras e de vez em quando avista-se o verde pastel nas cadeiras, que salientam a cor do mobiliário da cozinha e o papel de parede na sala…Uma mesinha de centro em bambu realça mais a intenção da natureza sempre presente… Candeeiros em bambu e vime, vasos em Vime e madeira maciça, com flores secas e suas cores fantásticas desde o laranja ao lilás. Nalguns momentos usamos o “ouro velho”. Um toque sofisticado, que nos desperta. Assim é a casa de banho de serviço… Lavatórios em tons “crus Contrastam com o candeeiro de pendulo e com o espelho ambos com a presença do “ ouro velho”.
Na suite principal, uma cama de Dossel, acompanhada por duas mesinhas de cabeceira em madeira e dois candeeiros em vime que singelamente aguardam.
O quarto da menina, uma linda princesa, avista-se uma cama que aconchega, um espelho de corpo inteiro, e orienta-se para o grande pátio cheio de luz e de alma.
Assim avistamos a casa “pátios de pétalas “.Paisagem urbana inspirada no natural… vivência interior artificial inspirada no natural… e assim cria-se emoção espera-se encherem-se de risos, sonhos, alegrias e flores… muitas flores…
https://www.instagram.com/sandramicaelacasinha.arq/
https://www.ivotavares.net
Projeto
Casa “Pátios de Pétalas”
Localização
Gondomar, Porto, Portugal
Arquitetura
Sandra Micaela Casinha Atelier
Arquiteto responsável
Sandra Micaela Casinha
Construtora
Prestige obras
Engenharia
Jorge de Andrade Leite engenharias
Decoração de interiores
Sandra Micaela Casinha atelier
Área total construída (m2)
230.00 m2
Ano de conclusão da obra
2023
casa-patios-de-petalas_sandra-casinha_piso-0
casa-patios-de-petalas_sandra-casinha_cob_
casa-patios-de-petalas_sandra-casinha_a-04-3-alcado-sul
casa-patios-de-petalas_sandra-casinha_a-04-2-alcado-este