A proposta da Casa PF insere-se num terreno com uma área de 650,00m2 localizado na rua das Untreiras. A topografia desce 2m no sentido nascente/poente e cerca de 1,50m no sentido sul/norte.
O projeto prevê a conceção de uma habitação unifamiliar que incentive a convivência familiar e promova a relação harmoniosa entre os espaços interiores e exteriores. Partindo destes pressupostos, o projeto apresenta um linguagem caracterizada por volumes puros, materiais naturais e um jogo de cheios e vazios que estabelecem relação com a evolvente.
A casa apresenta uma área de implantação de 139,50 m2 e uma área bruta de 317,50 m2 distribuída em três níveis, articulados de forma fluida e funcional, garantindo a integração com a topografia do terreno.
O alçado principal integra, ao nível do rés-do-chão, um revestimento em ripado de madeira que, para além de garantir a proteção visual do terraço da cozinha, destaca-se como elemento arquitetónico. Surge do volume principal e define o espaço de entrada. O acesso pedonal é definido por um percurso em lajetas de granito, conduzindo a uma escadaria disposta paralelamente à fachada nascente.
O volume da casa é marcado por subtrações ao longo de todas as fachadas, originando recuos estratégicos que dão lugar a varandas, terraços e vãos, garantindo privacidade e um controlo eficiente da exposição solar.
No piso superior desenvolve-se a área de carácter mais íntimo da habitação, composta por três suítes. A cave acomoda um programa complementar, incluindo uma zona de estacionamento com capacidade para três viaturas, uma área técnica, uma instalação sanitária e uma pequena sala multiusos com iluminação natural. O rés do chão é dedicado às áreas sociais. Todos os espaços encontram-se ligados de uma maneira fluida e integrada, através de portas de correr de grandes dimensões que permitem a fusão entre espaços, como a sala e a cozinha. Esta solução favorece a convivência, reunindo os utilizadores, mesmo quando estes se encontram em diferentes espaços da habitação.
A relação com o exterior surgiu como peça fundamental do projeto. Para garantir essa fluidez foi criado um vão na sala que estabelece relação direta a um terraço em “deck” parcialmente coberto, funcionando como espaço de lazer de apoio à piscina e à área relvada.
Também na cozinha privilegia-se essa relação com o exterior, através de uma estrutura metálica sobreposta à rampa de acesso à garagem, permitindo uma utilização versátil deste espaço, protegido visualmente através do ripado de madeira.
https://www.instagram.com/silverline_architecture
https://www.joaomorgado.com
https://www.facebook.com/joaomorgado
https://www.instagram.com/joaomorgadophotography
Projeto
Casa PF
Localização
Valadares, Vila Nova de Gaia
Arquitetura
Silverline
Arquitetos Responsáveis
Jorge Prata e Eduardo Soares
Engenharia: Estruturas, Hidráulica, Térmica
aspp – ENGENHEIROS, Lda.
Fotógrafo
João Morgado
Área de Construção
317.50m2
Área de Implantação
139.50m2
Ano
2017