Este projecto inseriu-se numa iniciativa designada “Casa Porto”, para a qual foram convidados profissionais na área dos Interiores e artistas nacionais com o objectivo de enfatizar a beleza e a necessidade urgente de conservação de edifícios históricos nas grandes cidades, neste caso, na cidade do Porto; ao mesmo tempo que, sob a autoria da Rita Mongiardim, o trabalho do atelier SKIKE Design foi promovido e divulgado.
Neste edifício devoluto do séc. XIX foram-nos atribuídos espaços cujo desafio, a nosso ver, foi “ouvir o que os espaços nos falavam” e materializar esses estímulos num projecto sensitivo.
Em consonância com o cariz efémero da iniciativa foi criada uma série de cenários etéreos, vividos, como que parados no tempo. Janelas estéticas para o momento; momentos que perduram no tempo, mas não no espaço. Para os quais a escolha criteriosa de mobiliário, iluminação e obras de arte foi preponderante para se alcançarem as atmosferas pretendidas, desenvolvendo-se assim uma espécie de experiência sensorial de espaço para espaço, tudo isto conseguido pelo jogo de cores, luzes e sombras, materiais e texturas.
Contámos com a especial colaboração de algumas empresas e marcas portuguesas; de salientar as tapeçarias Ferreira de Sá, a empresa de iluminação Claraboya, a loja de antiguidades “Mercado Vintage Peças com História” e de peças contemporâneas “Porto In”, bem como do talentoso moldureiro Felisberto Oliveira e das obras cedidas pela LIKE Art, da artista Nettie Burnett e do fotografo Tito Mouraz.
https://www.instagram.com/skike_design/
https://www.instagram.com/frivotti/
https://www.instagram.com/porto_in/
Projeto
Casa Porto 2015
Localização
Zona Ribeirinha, Porto, Portugal
Design de Interiores
Skike Design
Autoria
Rita Mongiardim
Fotografia
Francisco Rivotti
Área Intervencionada
42 m2
Data do projecto
2015