Casa Porto

Este projecto inseriu-se numa iniciativa designada “Casa Porto”, para a qual foram convidados profissionais na área dos Interiores e artistas nacionais com o objectivo de enfatizar a beleza e a necessidade urgente de conservação de edifícios históricos nas grandes cidades, neste caso, na cidade do Porto; ao mesmo tempo que, sob a autoria da Rita Mongiardim, o trabalho do atelier SKIKE Design foi promovido e divulgado.

Neste edifício devoluto do séc. XIX foram-nos atribuídos espaços cujo desafio, a nosso ver, foi “ouvir o que os espaços nos falavam” e materializar esses estímulos num projecto sensitivo.

Em consonância com o cariz efémero da iniciativa foi criada uma série de cenários etéreos, vividos, como que parados no tempo. Janelas estéticas para o momento; momentos que perduram no tempo, mas não no espaço. Para os quais a escolha criteriosa de mobiliário, iluminação e obras de arte foi preponderante para se alcançarem as atmosferas pretendidas, desenvolvendo-se assim uma espécie de experiência sensorial de espaço para espaço, tudo isto conseguido pelo jogo de cores, luzes e sombras, materiais e texturas.

Contámos com a especial colaboração de algumas empresas e marcas portuguesas; de salientar as tapeçarias Ferreira de Sá, a empresa de iluminação Claraboya, a loja de antiguidades “Mercado Vintage Peças com História” e de peças contemporâneas “Porto In”, bem como do talentoso moldureiro Felisberto Oliveira e das obras cedidas pela LIKE Art, da artista Nettie Burnett e do fotografo Tito Mouraz.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa Porto 2015

Localização
Zona Ribeirinha, Porto, Portugal

Design de Interiores
Skike Design

Autoria
Rita Mongiardim

Fotografia
Francisco Rivotti

Área Intervencionada
42 m2

Data do projecto
2015

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

3DHR Multimédia

Desenvolvemos projetos em 3D para arquitetura e design interiores

Margres Architecture Award

Saber mais »