O terreno tem um formato triangular e a casa distribui-se em “L”, formando pátios e terraços voltados a Sul e a Poente para zonas de Pinhal e Golf dos Oitavos/Quinta da Marinha. Cada um dos lados do “L” desempenha uma função de habitação distinta, uso privado (no lado paralelo à rua) e uso social (no lado perpendicular à rua).
A fachada voltada para a Rua (a Nascente) é praticamente “cega” e funciona como uma grande parede de proteção visual para o interior do lote, e da casa, permitindo privacidade em toda a casa voltada a Sul e Sudoeste (lado do Sol e da vista, do jardim e da piscina). Esta fachada é caracterizada por um longo envidraçado (em baixo) junto ao espelho de água.
Foi criada uma ponte de vidro (ponte em rampa) entre a sala de jantar e a sala de estar para iluminar a circulação do piso inferior.
As pérgulas exteriores, em todas as fachadas Sul e Poente, são em estrutura de aço e cobertura em ripado de madeira de IPÊ. No Piso 0, estes terraços e estas pérgulas ladeiam e enquadram a piscina em tons de areia.
https://www.fragmentos.pt/projectos/casa-quinta-da-marinha/
http://ultimasreportagens.com
Projeto
Casa Quinta da Marinha
Localização
Quinta da Marinha, Cascais
Cliente
Mazus Propriedades, Lda
Arquitetura
Fragmentos de Arquitectura
Área de Construção
800.0 m2
Área de Intervenção
2.500 m2
Ano do projeto
2010
Fotografias
Fernando Guerra | FG+SG