Casa RA

A Casa RA está localizada numa primeira faixa de construções na frente marítima da cidade da Lagoa, em São Miguel, a moradia em questão foi um desafio e um exercício de integração, de proteção física da fachada e em simultâneo de “abertura” sobre o mar.

Pelo estado de degradação e pelas patologias avançadas na estrutura da pré-existência a intervenção arquitectónica passou pela sua demolição e reconstrução de uma volumetria nova de tipologia T1.

O programa desenvolve-se em 2 pisos e apesar de pequena, a relação entre pisos e a articulação dos espaços fazem esta casa parecer mais ampla e com uma vivência simples e funcional. No alçado principal é possível destacar-se um piso térreo totalmente encerrado em oposição a um piso superior com um grande vazio escavado.

O piso térreo é composto por um hall de entrada aberto para a circulação vertical e um espaço de escritório. Encerra ainda uma instalação sanitária e um quarto com acesso direto a um pátio a norte. No primeiro piso desenvolve-se a área social onde existe uma cozinha orientada a nascente, que enquadra a serra e o mar, uma instalação sanitária de apoio e uma sala a sul, com vista privilegiada sobre o mar.

Apesar de aparentemente haver uma falta de luz natural no piso térreo e um excesso da mesma no piso superior, foi assim possível através da abertura de vãos estratégicos pontuar os espaços de luminosidade e de vistas.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa RA

Localização
Atalhada, Lagoa, Ilha de S.Miguel, Açores

Arquitetura
SALWORKS

Arquitetos Responsáveis
Arq. Rui Sabino de Sousa, Arqª Isabel Franco

Créditos fotográficos
SALWORKS

Área bruta construída
122,00m2

Ano de conclusão do projeto
2020

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?