Casa RPL

Casa RPL  – A intervenção na construção existente e respectivo enquadramento, encontram-se, inevitavelmente, de acordo com as condicionantes e envolvente existente, de forma a preservar servidões de vista, acesso, e conforto tanto para dentro, como para fora do terreno. O terreno, maioritariamente de cultivo, encontrava-se livre de quaisquer obstáculos ou vegetação relevante que seja necessário remover. Pretende-se manter, tanto quanto possível, a imagem e ambiente rural do local e integrar a intervenção usando materiais e uma linguagem arquitectónica adequada.

A definição do perímetro exterior, volumetria, relação com a paisagem e aberturas da construção são especialmente condicionadas pela geometria da pré-existência, compatibilizando, tanto quanto possível, as necessidades programáticas contemporâneas requeridas, com uma intervenção arquitectónica que se pretende qualificada e integrada. Na distribuição das funções procurou-se atender à articulação correcta do programa mediante o estudo das utilizações dos espaços existentes, circulações, percursos, áreas e necessidades. A organização dos espaços internos procurou uma independência articulada entre duas formas de estar na habitação; a da relação cozinha – sala e a relação mais íntima, dos quartos, com comunicação franca entre os diversos espaços em acordo com a qualidade do habitar desejada.

Pretende-se manter a construção em aparelho de pedra. De facto, a pedra será o elemento dominante, uma vez que o novo volume dos quartos terá, também, paredes em aparelho de pedra de granito. O novo volume da sala e cozinha, respeitará a pré-existências e será em betão à vista. Pretende-se que funcione como um volume que “encaixa” e se adapta à pré-existência, sem a remeter para segundo plano.

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projecto
Casa RPL 🔗

Localização
São Martinho, Vila Nova de Famalicão, Portugal

Arquitetura
Pedro Lima da Costa, Arquitectura 🔗

Colaboração
Pedro Vasco, Arq

Engenharias

CALT – Estudos e Projectos, Lda

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?