Casa S. Pedro 27

Casa S. Pedro 27 | PM-ARQ, Pereira Miguel Arquitectos  – Como muitos outros edifícios em Portugal, esta casa esteve em ruínas durante décadas. Situada no nº 27 do Largo 1º de Dezembro em São Pedro de Sintra, insere-se na Vila de Sintra. Uma vila considerada património mundial pela presença de edifícios históricos singulares, palácios, castelos e conventos, pelas suas maravilhas naturais e também pela sua arquitectura tradicional e vernacular. Este pequeno edifício com características saloias encontra-se perfeitamente integrado na atmosfera do lugar, não só pela sua arquitectura mas também pela paisagem que o envolve.

Os princípios identitários do edifício, como os pequenos pátios a tardoz envoltos numa grande área verde de árvores e arbustos, foram pontos de partida do projecto, tendo sindo considerados fundamentais na estratégia de reabilitação. Procurou-se assim uma solução de continuidade com a pré-existência, mantendo e valorizando os seus aspectos originais. Procedeu-se à divisão da casa em duas habitações independentes para alojamento local, no R/c e 1º andar, e ao aproveitamento do sótão para fins habitacionais, aumentando a altura da cumeeira mas mantendo o beirado. Os pátios foram restaurados e limpos para uma vivência exterior de toda a natureza.

A história do edifício é a história desta vila, um lugar cheio de história e com um grande potencial de renovação. Esperamos que a nossa intervenção contribua para a requalificação do espaço público e privado.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa S. Pedro 27

Cliente
Privado

Localização
São Pedro de Sintra, Portugal

Arquitectura
PM-ARQ, Pereira Miguel Arquitectos

Coordenação
Luís Cabral Pereira Miguel

Engenharia
Mário Rodrigues, Engº Civil

Empresa de construção
Gil Alves da Silva

Fotografias
Rute Raposo

Tipologia
Residencial, T1+T2

Área bruta de construção
145 m2

Data de início do projecto
2016

Data de conclusão da obra
2017

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal