A Casa SA é um projecto residencial inovador de iniciativa privada, situado numa rua central em Braga. Este projecto visa transformar um espaço urbano anteriormente ocupado por um edifício devoluto e sem valor patrimonial, criando um novo edifício com carácter moderno que atende às necessidades contemporâneas e promove a qualidade de vida dos seus residentes.
Um dos principais desafios deste projecto foi o desnível acentuado entre a cota da rua e o logradouro, que atinge cerca de 10 metros. Para garantir a iluminação natural em todos os apartamentos, foram adoptadas soluções de desenho que maximizam a entrada de luz, criando ambientes interiores amplos e bem iluminados.
A fachada voltada para a rua foi projectada como uma malha de cheios e vazios, onde os vãos exteriores são cuidadosamente alternados. Esta abordagem confere um carácter moderno ao edifício e estabelece uma relação dinâmica com o espaço urbano, promovendo a integração do novo edifício no contexto da cidade.
O edifício é organizado em quatro níveis distintos, focado na optimização dos espaços e na redução das áreas de circulação. O piso de garagem, localizado ao nível da rua, destina-se exclusivamente ao estacionamento e espaço de entrada no edifício.
O primeiro piso é composto por dois apartamentos de tipologia T1 e T2, oferecendo opções de habitação flexíveis e funcionais, onde a relação entre interior e exterior foi cuidadosamente considerada, criando transições suaves que favorecem o uso dos pátios.
No segundo piso encontramos a área social do apartamento duplex de tipologia T4, onde se privilegiou a relação e continuidade interior/exterior, de forma a proporcionar uma experiência de habitação única. Este espaço prolonga-se para um jardim em declive, fornecendo um pano de fundo para a vida social. Privilegiou-se a utilização de materiais naturais, como o travertino, a madeira de nogueira e os revestimentos de parede em pedra de xisto, que se estendem do interior para o exterior, acentuando a continuidade espacial. O acesso á cota superior do logradouro é feito gradualmente por escada e patamares que culminam na área de piscina.
No ultimo piso, recuado em relação á rua, encontra-se a área privada do T4, onde os quartos voltados a nascente comunicam visualmente com a área de jardim e piscina.
A Casa SA representa uma abordagem contemporânea à arquitectura residencial, com soluções inovadoras e um design moderno, destacando-se pela criação de espaços funcionais e confortáveis, que promovem o bem-estar dos residentes , oferecendo um ambiente harmonioso e adaptado às necessidades do cotidiano.
https://www.instagram.com/sandroferreira_arquitectura
https://www.ivotavares.net
https://www.facebook.com/ivotavaresstudio
https://www.instagram.com/ivotavaresstudio
Projeto
Localização
Braga, Portugal
Arquitectura
Arquiteto responsável
Sandro Ferreira
Fotografias
Área total construída (m2)
845m2
Ano de conclusão da obra
2024
casa-sa-sandro-ferreira-arquiteto-1-floor
casa-sa-sandro-ferreira-arquiteto-2-floor
casa-sa-sandro-ferreira-arquiteto-3-floor
casa-sa-sandro-ferreira-arquiteto-4-roof
casa-sa-sandro-ferreira-arquiteto-5-site-plan