Casa Seabra

Casa Seabra – Este projeto de remodelação e ampliação de uma habitação unifamiliar na Rua de S. Roque, 154, em Matosinhos tem como objecto fundamental a remodelação interior desta habitação. Mantém a volumetria e a distribuição do programa pelos pisos existentes. Altera a forma como se articulam os vários espaços em cada piso e cresce a profundidade de ocupação do rés-do-chão, para Sul. É também reformulada a implantação dos anexos, reduzindo a mancha existente, permitindo um melhor aproveitamento do espaço exterior.

A nova distribuição dos espaços passa, no piso 0, pela colocação da cozinha a norte e das salas a sul, articulando estes dois espaços através de um núcleo de serviços onde estão a casa de banho e apoios à sala e cozinha. A recolocação da escada contribui para uma melhor hierarquização dos espaços, o que permite, a redistribuição anteriormente referida no piso mais baixo e uma melhor organização na área de quartos do primeiro piso, com a criação de mais uma casa de banho. O piso superior mantém-se como espaço complementar de apoio. No exterior é potenciada a relação da sala de estar com o pátio exterior conseguida através de uma abertura franca e de uma redução das áreas de anexo. Esta passa a existir só com uma lavandaria.

No que diz respeito aos aspectos construtivos, é reforçado o isolamento térmico das paredes e cobertura com o recurso ao revestimento do tipo “capotto” nas paredes (com acabamento pintado a branco) e à colocação de “roofmate” sob as telhas. Também nas caixilharias é incrementado o isolamento térmico, prevendo-se a instalação de caixilhos com ruptura térmica e vidros duplos. Estas são em alumínio termolacado branco-mate. As Paredes interiores e tetos são em gesso cartonado e gesso projeto sobre alvenaria existente e revestidas a cerâmico nas instalações sanitárias. Os pavimentos interiores são em madeira na sua generalidade e em cerâmico nas instalações sanitárias do primeiro piso.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Casa Seabra
Localização
Matosinhos, Portugal
Cliente
Privado
Arquitetura
Âmbito
Arquitectura, Engenharia, Reabilitação
Fotografia
José Campos
Ano
2012 – 2015
FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Formação Online UNREAL 5 para ARCHVIZ

Setembro de 2021 | Online