Casa Senhora da Hora

Casa Senhora da Hora – A obra está inserida num terreno urbano, numa zona residencial com várias habitações geminadas de dois pisos e alguns edifícios de habitação colectiva. A freguesia da Senhora da Hora tem uma população equivalente a uma cidade, pertence ao concelho de Matosinhos e fica muito próxima da cidade do Porto, no Norte de Portugal.

Apesar da dimensão generosa do terreno, foi intencional organizar a casa com duas frentes, para possibilitar o encosto das fachadas laterais às empenas das casas vizinhas. A diferença da cércea entre as duas casas existentes deu origem à variação em altura na fachada para possibilitar alinhar as três construções.

No piso inferior voltado para Sul, temos o acesso à garagem com dois lugares de estacionamento automóvel e a entrada principal que nos leva até às escadas. Do átrio principal temos ligação à sala comum com aberturas em ambas as fachadas, à cozinha, à lavandaria e ao quarto de banho, estes últimos voltados para a zona posterior. No jardim do logradouro temos uma piscina aquecida com uma área em deck de madeira.

No piso superior temos dois quartos e um escritório voltados para a fachada principal, todos com varanda. O quarto de banho de apoio a estes espaços encontra-se na zona posterior e é iluminado por um pátio. Na fachada posterior temos a suite principal com quarto de banho e quarto de vestir. Este quarto tem ligação com o terraço central do piso superior, que permite a orientação solar poente para o quarto e ainda a iluminação da área de corredor e das escadas.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casa Senhora da Hora

Localização
Senhora da Hora, Matosinhos, Portugal

 Arquitetura
Raulino Silva Arquitecto

 Arquiteto Responsável
Raulino Silva

Fotografia
João Morgado

Área do terreno
678,00 m2

Área de construção
420,30 m2

N.º pisos
2 pisos

Ano do Projecto
2017/2018

Ano da Obra
2018/2021

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE