Casa Silva Porto

Translator

 

O contexto do projecto para a Casa Silva Porto coincide com um momento particular em que o Porto iniciava um processo de recuperação generalizado e onde se depositava grandes expectativas no domínio da reabilitação do casario típico portuense. Para o caso particular desta casa procurámos reocupar, reabilitando acima de tudo a identidade do lugar assumindo a cisão temporal impressa pelo novo desenho.

A Casa Silva Porto nasce de uma aproximação sensível à vivência e à natureza informal da casa pré-existente.

O desenho do projecto não esquece a ocupação evidente, pelo contrário: aperfeiçoa a configuração volumétrica dos dois braços construidos que hierarquizam a organização do espaço exterior, resultando no enriquecimento da solução final e no enaltecimento da escala doméstica da entrada que afunila para o coração da casa.

Outra decisão marcante do projecto foi a escavação de meio piso à entrada da casa. Este gesto contribuiu para conferir maior intimidade à sala, caracterizar a sequenciação espacial pré-existente do exterior e obter maior amplitude de desenho para formalizar a identidade final da casa que passa a auferir de um segundo piso adicional, mantendo a cota máxima pré-existente.

A casa assenta sobre uma formação rochosa de granito encostada ao limite do terreno, traduzindo-se numa implantação excecional que introduz dinamismo à urbanização, invertendo a posição do lugar da casa e do espaço exterior que se abre para a rua, convocando e absorvendo os volumes das construções vizinhas no desenho do projecto.

Recuado da frente de rua emerge um monólito branco em estreita comunicação com o lugar. A cobertura desenha uma figura plana inclinada que unifica o desenho da casa e serve-lhe de contraponto a verticalidade de uma chaminé que pontifica o caráter escultórico da casa, onde a lareira se assume como umbral metafórico do abraço convidativo que a casa personifica.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Casa Silva Porto

 

Localização

Rua de Silva Porto 363, Porto, Portugal

 

Nome do Atelier

Florêncio da Costa / Oficina d’Arquitectura

 

Arquiteto responsável

Arquiteto Luís Miguel Florêncio da Costa

Arquiteto José Pinho

 

Programa

Casa Unifamiliar

 

Fotografias

Jaime Maciel

 

Área Bruta Construída (m2)

115 m2

 

Conclusão da Obra

2015

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE