O projeto da Casa SP insere-se na área urbana da pequena localidade de Salir do Porto, a 2km da Baía de São Martinho do Porto. A habitação define-se no limite urbano a sul, projectando-se para uma zona de planície composta por árvores de fruto.
O posicionamento da casa teve em conta a inclinação acentuada do terreno, marcado por um declive de três metros. Definiu-se a implantação na parte plana do terreno, revelando a casa em dois níveis e, consequentemente, em quatro volumes: um no nível superior e três no nível inferior. Definida a habitação pela forma e posicionamento dos volumes mais baixos, surgem duas áreas exteriores que incorporam simultaneamente a piscina no lado sul e um poço pré-existente, no lado norte.
Esta intenção de manter a inclinação do terreno permitiu a criação de uma entrada singular, definida por uma ponte, que estabelece a ligação entre o plano de rua e o plano superior da habitação, onde se situam a sala e a cozinha, ligadas à paisagem através da abertura estratégica de dois vãos e do terraço que funciona como prolongamento da habitação para a paisagem.
Arquitecto
Local
Equipa de Projecto
Luis Câmara Pestana, arquitecto
Tomé Gouveia, arquitecto
3D
VPVA – Vasco Pata
Engenheiro Civil
MárioPacheco
RicardoPimpão
Engenheiro Eletrotécnico
I2DP – Engenharia Lda
Área
180.0 m2
Ano de Projeto
2018
Fotografia
Gonçalo Duarte Pacheco