Uma reabilitação de uma moradia unifamiliar inserida num meio rural. A intervenção procurou manter as características originais da casa e adaptar os espaços interiores a um estilo de vida mais atual. A casa, que anteriormente tinha quatro quartos pequenos, passa agora a ter duas suítes privativas.
No piso 0, onde antes predominava um ambiente escuro, surgem agora dois espaços sociais amplos e luminosos, com uma iluminação agradável. A cozinha é complementada por uma instalação sanitária social, que também serve de apoio ao “atelier” — um espaço polivalente que pode funcionar como área de trabalho, local de convívio familiar para grupos numerosos e, no futuro, caso necessário, ser transformado em quarto, já a pensar nas acessibilidades.
Optou-se por deixar a pedra original à vista, salientando o sistema construtivo da época e preservando o traçado original. No restante do edifício, uniformizou-se a imagem para diferenciar as construções realizadas posteriormente.
No interior, foram escolhidos acabamentos claros, com madeiras de carvalho natural e revestimentos cerâmicos em tons pastel. O objetivo foi recriar um ambiente acolhedor, evocando os soalhos em madeira e as portas típicas das construções da época.
Projeto
Casa TC
Localização
Louredo, Santa Maria da Feira
Arquitetura
SCOarchitect
Arqtº Sérgio da Costa Oliveira
Empreiteiro
Irmãos lopes Lda
Carpintaria
Pinheiro & Cardoso lda
Iluminação
J. M. A. Lopes
Cozinha
Silwood
Materiais
Mideia, Pavigrés, Tromilux, Efapel, Valadares
Fotografias
Alexander Bogorodskiy
Ano
2025






























