Casa Valongo

Categorias: Unifamiliar

Pensada como um grande volume que se recorta e divide, a casa, propõe-se espaços, escalas, experiências e momentos distintos. A entrada, marcadamente assumida por um rasgo ou abertura entre volumes, provoca-nos uma compressão acentuada por uma escultura que acompanha todo o percurso da entrada.

Uma rigorosa métrica serviu de base ao desenho e à conceção volumétrica da casa. O programa foi distribuído de acordo com as exigências funcionais, garantindo, através do estudo da luz, da ventilação natural e da circulação, uma sucessão de espaços interiores diferenciados e adaptados aos diferentes usos, momentos, vivências e sensações. Por outro lado, houve uma preocupação especial na diluição do limite entre interior e exterior, em que as salas, a cozinha e o ginásio/spa se prolongam sobre o exterior através de grandes panos de vidro.
O jogo de sombras nas fachadas, resultante do avanço e recuo volumétrico, garante uma maior riqueza plástica no desenho dos alçados. Uma estrutura vertical de madeira assegura o sombreamento necessário, atribuindo um ritmo a toda a fachada Nascente, salvaguardando a privacidade interior.
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto . Project

Casa Valongo

Localização . Localização

Valongo

Ano do Projeto  . Project Year

2007_2010

Arquitetura Coordenação . Architecture’s Coordination

Nuno Lacerda Lopes

Arquitetura Colaboração . Architecture Colaborations

CNLL | Natália Rocha, Augusto Rachão

Especialidades . Engeneering

CNLL

Área do Lote . Lot Area

2.406,00m2

Área Bruta de Construção . Gross Building Area

1.222,28m2

Fotografia . Photography

Nelson Garrido

FOTOGRAFADO POR
PDFS
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal