Casas Caiadas

Casas Caiadas | Pereira Miguel Arquitectos  

Um casal de lisboetas lança‐se numa aventura imobiliária e compra, por impulso, um pequeno terreno com três ruínas, denominado Moinho do Barroco, junto a uma pequena povoação chamada Sabugueiro.

O local é remoto, sem acesso por estrada alcatroada, e apenas acessível no Verão, visto a ribeira encher e transbordar no Inverno. Os primeiros tempos são passados a limpar o terreno, a ribeira e a pensar o que fazer. Decidem‐se por tentar recuperar as construções originais, mantendo no possível tudo o que o mantém único, e encontram no arquiteto Luís Pereira Miguel o parceiro certo para o projeto.

O projeto “Casas Caiadas” é hoje uma unidade de turismo rural em Arraiolos, a norte de Évora, concebida precisamente para acolher famílias, ou grupo de amigos, até oito pessoas. São três casas distintas (mais uma, de apoio), reconstruídas a partir do núcleo de antigos moinhos de água, no meio de um Alentejo com linhas de água, muito verde durante boa parte do ano e grandes conjuntos de rochas megalíticas.

Um lugar para descansar ao lado de uma ribeira que corre entre pedras, rodeados de oliveiras e freixos centenários, menires e uma piscina-praia. Nas redondezas, há vilas de traça belíssima, com castelos e outros monumentos. E, à noite, de regresso às casas, o céu oferece a possibilidade de contemplar as estrelas com condições de visibilidade como em poucas zonas do sul da Europa. Perto de Arraiolos, Alentejo autêntico.

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto
Casas Caiadas

Localização
Arraiolos, Portugal

Clientes
Mário e Paula

Arquitetura
Pereira Miguel Arquitectos

Coordenação
Luís Pereira Miguel, Arquitect, M.Arch.

Colaboração
Filipa Crespo Osório
Filipe Martins Correia

Topografia
Bruno Machado, Topografia

Construtor
Cenário Perfeito

Carpintaria
Manuel Prates & Filhos, Lda.

Interiores
Traço e Ofício
Água de Prata
Mizette Nielsen

Fornecedor
FRADICAL

Fotografias
Fernando Guerra | FG+SG
Rute Raposo

Ano do Projeto
2012

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal