Casas na Praia do Estoril

Categorias: Multifamiliar

As moradias da Praia do Estoril situam-se numa zona privilegiada de Sal-Rei, na ilha da Boavista em Cabo Verde. Têm uma localização excecional devido à grande proximidade em relação ao centro da cidade – a escassos minutos a pé – e ao contato direto com o magnífico areal e as dunas da Praia do Estoril.

 

As 18 moradias da primeira fase do empreendimento funcionam como um pequeno núcleo habitacional e estão inseridas num sistema de azinhagas que liga as casas diretamente ao passeio marítimo de Sal Rei e à praia.
As moradias de diferentes tipologias, de dois e três quartos, têm as características de casas-pátio. Os muros que en­volvem os pátios permitem criar simultaneamente um ambiente íntimo e de privacidade no seu interior, bem como a proteção em relação aos ventos e às areias da praia.
As moradias têm dois pisos. No piso térreo situam-se as áreas comuns, de sala e cozinha num espaço amplo. As salas, dependendo da tipologia, abrem-se diretamente para um ou dois alpendres permitindo criar uma relação franca entre o interior e exterior da casa. O sistema de caixilharia e o grande vão permite uma abertura quase total de modo a reforçar esta relação. O alpendre em todo o comprimento da casa é uma zona de sombra e de estadia exterior e protege o interior da casa da insolação direta dos raios solares e da chuva ocasional.
No piso superior situa-se a área privada da casa com os quartos e duas instalações sanitárias. Tanto os quartos como as instalações sanitárias abrem-se diretamente para uma varanda, protegida do sol direto, a partir do qual se tem uma relação com a envolvente e o mar.
O pátio principal da casa tem um espaço ajardinado com plantas autóctones, de manutenção reduzida e uma piscina.
Os acabamentos das casas são simples e de grande informalidade. Os pavimentos são em betonilha, as paredes e os tetos são rebocados e pintados de branco e as caixilharias são de alumínio lacado de branco mate. Todo o sistema con­strutivo foi pensado de modo a criar um ambiente descontraído e relaxado caraterístico de uma casa de praia.

 

Um trabalho bem estruturado e com muito bom gosto. Adorei e sinto-me orgulhoso. Parabéns aos meus amigos do Atelier JAA pelo excelente trabalho.
Jose Veiga

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Casas na Praia do Estoril

 

Localização

Ilha da Boavista, Praia, Cabo Verde

 

Arquitetura

José Adrião Arquitectos

 

Coordenação

José Adrião
 
Gerente de Projeto
Carla Gonçalves
 
Colaboração
João Albuquerque Matos, Margarida Lameiro, Ricardo Aboim Inglez, Sara Jardim
 
Estrutura
MB – Engenharia
 
Instalações
MB – Engenharia
 
Empreiteiro Geral
CFS

 

 

Área

3918.0 m2

 

Ano do projeto

2012

 

Fotografias

Nuno Almendra

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE