Este apartamento localiza-se na cidade do Porto, numa via de trânsito secundária, onde ainda se consegue desfrutar do silêncio, em pleno centro da cidade. Num terceiro andar de um prédio sem elevador, tem a mais-valia de possuir um pedaço de terreno nas suas traseiras, encastrado numa escarpa e ao qual se acede através de um passadiço. No mínimo, original! Encontrava-se bastante degradado, mas grande parte dos materiais originais mantinham-se.
O Cliente pretendia a sua renovação, dando-lhe uma imagem contemporânea e apelativa, condições de conforto térmico e acústico e conservando algumas das suas características originais. O controlo de custos foi uma premissa sempre presente em todo o processo.
É proposta a alteração da compartimentação interior, tornando o espaço social mais amplo e em contacto directo com a cozinha e diminuindo ao hall de entrada que se considerava ter uma área excessiva em comparação com os restantes espaços.
No que diz respeito à área privada, mantém-se a sua compartimentação original.
Quanto aos materiais, mantém-se o taco existente – que se encontrava sob a alcatifa -, opta-se por lacar as carpintarias para trazer mais luz ao espaço e nos espaços de águas – cozinha e instalação sanitária – propõe-se uma pedra natural local, característica nos apartamentos dos anos 50/60 da cidade – mármore estremoz claro.
Projeto
Catwalk House – Reabilitação de Apartamento
Cliente
Particular
Localização
Porto, Portugal
Arquitetura
Filipe Pontífice Secca – filipepontificesecca.com
Fotografia
CRG Studio – crgstudio.net
Área
75 m2
Ano
2017