Centro de Criação Contemporânea Olivier Debré

Categorias: Museus
O projeto nasce dos valores em presença: um valioso património arquitetónico, um contexto urbano particular e da clara ambição expressa no resumo da competição. Acompanha esses valores uma especial relação com a luz própria da obra de Olivier Debré.
O objetivo do projeto é clarificar os elementos construídos nas suas relações recíprocas, com a situação urbana em que se encontram inseridos e com o novo programa.
São propostos dois volumes isolados, dois momentos que pertencem a épocas diferentes: um volume principal existente, que é preservado e isolado de forma a reforçar o seu valor simbólico como edifício púbico que pertence a um momento histórico especifico; e um novo volume, que emerge, justaposto ao edifício mais antigo, caracterizado pela sua ausência de escala e tempo.
A distância entre os dois volumes é medida por um corpo de luz transparente e comunicante, que torna o complexo permeável e dá significado à sua condição urbana.

 

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Centro de Criação Contemporânea Olivier Debré

 

Localização

Jardin François 1er, 37000 Tours, França

 

Arquitetura

Aires Mateus

 

Autores

Francisco Aires Mateus, Manuel Aires Mateus

 

Líder do projeto

Anna Bacchetta

 

Equipa do projeto

André Ribeiro, Pauline Pontisso, Mário Serrano, Lourenço Amaro, Alexandre Branco, Mafalda Girão, Cristina Vasconcelos Vega, Solaz Soler Anca, Maria Pasarin, Boldizsar Medvey

 

Associados

AAVP: Vincent Parreira, Marie Brodin B+B

 

Engenheiro

BEA Ingenierie, Lightec, Inacoustics

 

Área

5700.0 m2

 

Ano do projeto

2016

 

Fotografias

Benoit Fougeirol

Nuno Cera

Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti

 

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE