O projeto nasce dos valores em presença: um valioso património arquitetónico, um contexto urbano particular e da clara ambição expressa no resumo da competição. Acompanha esses valores uma especial relação com a luz própria da obra de Olivier Debré.
O objetivo do projeto é clarificar os elementos construídos nas suas relações recíprocas, com a situação urbana em que se encontram inseridos e com o novo programa.
São propostos dois volumes isolados, dois momentos que pertencem a épocas diferentes: um volume principal existente, que é preservado e isolado de forma a reforçar o seu valor simbólico como edifício púbico que pertence a um momento histórico especifico; e um novo volume, que emerge, justaposto ao edifício mais antigo, caracterizado pela sua ausência de escala e tempo.
A distância entre os dois volumes é medida por um corpo de luz transparente e comunicante, que torna o complexo permeável e dá significado à sua condição urbana.
TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto
Centro de Criação Contemporânea Olivier Debré
Localização
Jardin François 1er, 37000 Tours, França
Arquitetura
Aires Mateus
Autores
Francisco Aires Mateus, Manuel Aires Mateus
Líder do projeto
Anna Bacchetta
Equipa do projeto
André Ribeiro, Pauline Pontisso, Mário Serrano, Lourenço Amaro, Alexandre Branco, Mafalda Girão, Cristina Vasconcelos Vega, Solaz Soler Anca, Maria Pasarin, Boldizsar Medvey
Associados
AAVP: Vincent Parreira, Marie Brodin B+B
Engenheiro
BEA Ingenierie, Lightec, Inacoustics
Área
5700.0 m2
Ano do projeto
2016
Fotografias
Benoit Fougeirol
Nuno Cera
Delfino Sisto Legnani e Marco Cappelletti
Galeria