A proposta para a edificação pretendeu dar resposta aos requisitos programáticos, desenvolvendo uma área museológica, sobretudo de interpretação, relacionada com a observação das aves no seu habitat natural, em paralelo, proporcionando apoio a actividades de investigação e lazer, com instalações sanitárias e de restauração – cafetaria.
A solução arquitectónica tem um carácter contemporâneo, de volumetria simples e orgânica, com uma linguagem plástica que procura a integração com a envolvente, com corpos edificados articulados e interligados por passadiços e plataformas que proporcionam ao visitante uma abordagem gradual do edifício e da paisagem imediata.
A pele do edifício reflecte uma preocupação de integração com a paisagem, recorrendo a um elemento natural que é a madeira no seu aspecto natural, com uma expressão reticulada que nos remete para a imagem dos caniços e das paliçadas. Prevê-se que a exposição ao meio ambiente contribua para a natural modificação da tonalidade da madeira, assemelhando-se cromaticamente à envolvente.
Centro de Interpretação Ambiental Evoa
Fotografias
Filipa Miguel Ferreira