Baseando-se nos conceitos geradores da arquitectura do Românico em Portugal, o edifício agora proposto pretende ser um elemento de transição entre os dias de hoje e o longínquo passado do Românico.
De forma austera, a volumetria proposta encerra em si os princípios da unidade dentro da diversidade, surgindo sob a forma de diversos volumes com diferentes dimensões e alturas e, assim, demonstrando a diversidade de edifícios que o Românico nos deixou. Na relação que estes volumes estabelecem uns com outros, procuramos explorar a ideia de rua rural enquanto elemento aglutinador e gerador de vivências. Desta forma, todos os volumes surgem interligados por um corpo central que precede a entrada em cada um deles como se de um claustro se tratasse.
Internamente, procuramos que os espaços espelhassem um pouco da monumentalidade e nos remetessem para o interior dos edifícios românicos, não só pela sua escala, mas também pelas suas formas. Para tal, cada um dos volumes re-interpreta um dos tipos de cobertura utilizados nessa arquitectura.
Centro de Interpretação do Românico
Localização
Lousada
Arquitetura
Arquitetos Responsáveis
Colaboradores
Directora Financeira
Carla Duarte | CFO
Ano de Projecto
2011 – 2013
Área
1580m2
Fotografia
FG+SG