Centro de Interpretação do Românico

Categorias: Cultura

Baseando-se nos conceitos geradores da arquitectura do Românico em Portugal, o edifício agora proposto pretende ser um elemento de transição entre os dias de hoje e o longínquo passado do Românico.

 

De forma austera, a volumetria proposta encerra em si os princípios da unidade dentro da diversidade, surgindo sob a forma de diversos volumes com diferentes dimensões e alturas e, assim, demonstrando a diversidade de edifícios que o Românico nos deixou. Na relação que estes volumes estabelecem uns com outros, procuramos explorar a ideia de rua rural enquanto elemento aglutinador e gerador de vivências. Desta forma, todos os volumes surgem interligados por um corpo central que precede a entrada em cada um deles como se de um claustro se tratasse.

 

Internamente, procuramos que os espaços espelhassem um pouco da monumentalidade e nos remetessem para o interior dos edifícios românicos, não só pela sua escala, mas também pelas suas formas. Para tal, cada um dos volumes re-interpreta um dos tipos de cobertura utilizados nessa arquitectura.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA
Projeto

Centro de Interpretação do Românico

 

Localização

Lousada

 

Cliente
Rota do Românico

 

Arquitetura

Spaceworkers

 

Arquitetos Responsáveis

Henrique Marques e Rui Dinis 

 

Colaboradores

Rui Rodrigues, Sérgio Rocha, Rui Miguel 

 

Directora Financeira

Carla Duarte | CFO

 

Ano de Projecto

2011 – 2013

 

Área

1580m2

 

Fotografia

FG+SG

FOTOGRAFADO POR
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal