Centro de Promoção de Gastronomia e Ciências Gastronómicas de Vila Verde

Centro de Promoção de Gastronomia e Ciências Gastronómicas de Vila Verde – A proposta tem como objectivo a reabilitação do edifício da antiga escola primária, através da reconversão da função original – ensino básico – a uma unidade de promoção da gastronomia local. O projecto tem como base a preservação da estrutura original, bem como a linguagem geométrica e axial do conjunto, e a alteração da compartimentação interior para a adequação ao novo programa. Esta intervenção integra ainda uma ampliação que decorre das novas exigências técnicas e funcionais.

A proposta respeita também o propósito de integração da área exterior como espaço de usufruto público, tanto pela demolição dos muros de vedação como pela definição de uma praça virada a Sul constituída por uma estrutura em perfis de aço, coberta por uma tela retrátil.

O projecto preserva os dois pisos existentes, agora constituídos por um programa de maior complexidade. O piso térreo inclui um conjunto de espaços administrativos (secretaria, escritório, gabinetes e sala de reuniões), serviços (instalações sanitárias e vestiários femininos e masculinos), áreas técnicas (arrumos, despensa, conservação, congelação, armazéns e controlo, entre outras) e, sobretudo, espaços específicos para a função pretendida como uma cozinha laboratório e uma sala de provas gastronómicas apoiada por uma copa, bem como um espaço multiusos localizado junto à praça, o que permite estabelecer uma relação com o espaço exterior.
O piso superior integra dois laboratórios dedicados às ciências gastronómicas e três espaços de promoção de gastronomia, nomeadamente uma sala de exposições, uma sala multimeios e um auditório, apoiados por uma sala de reuniões e áreas de estar integradas nos espaços de circulação.

A volumetria do conjunto segue a geometria e axialidade do edifício original, agora prolongado e alongado, procurando, no entanto, respeitar ao máximo os alinhamentos da preexistência. A cércea acompanha esta ampliação, embora se mantenham as lajes e cotas dos pisos.

A nova linguagem sobressai pela definição de uma modulação, que resulta da subdivisão da estrutura original, marcada por perfis em aço que envolvem todo o edifício e a

praça exterior. Esta solução permite uma homogeneização do conjunto, sem que se percam as referências da volumetria anterior e a relação pré-estabelecida com a envolvente. Os volumes de menor dimensão, a Norte e Poente, servem como remates e elementos de transição, que marcam os principais acessos ao edifício: de serviço (Norte) e principal (Poente).

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Projeto

Centro de Promoção de Gastronomia e Ciências Gastronómicas de Vila Verde

Localização

Rua Primeiro de Maio, Vila Verde, Portugal

Arquitetura

Luís Peixoto Arquitecto

Autor e Coordenador do Projecto

Luís Peixoto

Fotografias

Arménio Teixeira

Área Bruta de Construção

1519,24 m2

Data de conclusão da obra

2022

Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE