O novo Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, em Guimarães do ponto de vista volumétrico, baseia-se na forma de uma “estrela da vida” símbolo internacional para serviços e equipamentos médicos, claramente identificável com a função de saúde pública.
O programa desenvolve-se num único piso com acesso directo ao estacionamento e às entradas de serviço. A solução volumétrica permite evidenciar o Centro de Saúde tanto ao nível do solo, como ao nível de uma vista aérea.
A área envolvente ao Centro de Saúde, excluindo as áreas de estacionamento e circulação viária, são compostas por um parque público para usufruto dos munícipes da freguesia, constituído por vegetação arbórea e arbustiva, prado sequeiro e caminhos pedonais, de atravessamento e ligação interna e externa.
Do ponto de vista funcional o Centro de Saúde possui três entradas permanentes: a entrada principal, a Norte, para acesso de utentes; a entrada a Nascente com dois tipos de acessos diferenciados: uma de serviço e lixos e outro para entrada de pessoal médico e auxiliares (funcionários), incluindo ainda a entrada de macas, se necessário.
A organização interior do edifício é radial. O núcleo central, de chegada, permite aceder à área de recepção/ secretaria, para controlo e “check-in” de utentes, bem como o seu encaminhamento para as salas de espera.
Do ponto de vista funcional o edifício divide-se por alas, que respeitam a estrutura formal da “estrela”, subdividindo e organizando o programa em espaços/ núcleos mais pequenos.
Os revestimentos/ acabamentos exteriores são: paredes em betão armado colorido com acabamento desactivado e bujardado, azul; sistema fachada em alumínio anodizado, preto, em vãos exteriores; cobertura invertida com acabamento em betão drenante colorido, azul.
Os revestimentos/ acabamentos interiores são: revestimento vinílico nas paredes; pavimentos em betão e revestimento vinílico; tectos em gesso cartonado, gesso cartonado acústico, metálico amovível acústico, metálico fixo em painel compósito de alumínio; e vãos interiores de batente, metálicos ou em madeira.
https://www.facebook.com/StudioCAN
https://www.instagram.com/studiocan_arquitectura
https://www.ivotavares.net
https://www.facebook.com/ivotavaresstudio
https://www.instagram.com/ivotavaresstudio
Projeto
Centro de Saúde de Moreira de Cónegos
Localização
Rua do Bacelo, Moreira de Cónegos, Guimarães
Arquitectura
Arquiteto responsável
Arq. Ricardo Bastos Areias e Arq. Miguel Borges da Costa
Construtora
NVE engenharias, S.A.
Fiscalização
PROSPECTIVA, S.A
Engenharia
PROJEGUI-Projectos de Construção Civil de Guimarães Lda
Paisagismo
JAG – Arquitetura Paisagista
Projeto Luminotécnico
SAMPAIO Engenharia Electrotecnica
Acústica
PROJEGUI-Projectos de Construção Civil de Guimarães Lda
Hidráulica
PROJEGUI-Projectos de Construção Civil de Guimarães Lda
Térmica
CLE, Lda
Identidade Visual
StudioCAN
Ilustrações
StudioCAN
Decoração de interiores
StudioCAN
Fotografias
Área total construída (m2)
875,00 m2
Ano de conclusão da obra
2023