Centro Dehoniano

Categorias: Religiosos

O projecto geral consistiu na reabilitação e ampliação de uma habitação dos anos 30 na Avenida da Boavista para uma residência destinada a uma comunidade de sacerdotes e estudantes de teologia. O programa habitacional, já raro nesta zona de serviços (originalmente de palacetes urbanos) é, por si só, um valor requalificador do edifício e sua envolvente.

A construção terá sofrido intervenções sucessivas adulterando principalmente o seu interior. No exterior apresentava sinais de degradação e descaracterização que tornavam urgente a intervenção. Apesar desta descaracterização, a base estrutural e compositiva originais fundaram a renovação, incorporando valores identificados na preexistência. Procurou-se reabilitar a casa existente devolvendo-lhe atributos entretanto perdidos: restituir a presença de luz natural, proporcionar um maior uso das varandas e racionalizar caminhos infraestruturais.

Todas as alvenarias estruturais de pedra e elementos em betão originais foram mantidos e integrados nos novos usos dos espaços a reconfigurar.

No que se refere à ampliação destinada aos novos quartos, a pendente natural do terreno permitiu incorporar a extensão do piso da cave. Recortado neste plano que nasce do solo mas que também se torna tecto, surge o pátio central de planta quadrada, recordando um claustro, que inverte a anterior ausência de luz natural do piso térreo. Para este espaço abrem-se os novos quartos dos estudantes, cada qual com a sua cor, sinal exterior da diversidade e identidade de cada um.

Refira-se por fim a Capela, centro da casa e lugar de encontro da comunidade: espaço que acolhe cada membro, na cor de cada banco (que espelha a cor de cada quarto), “formando um só corpo”.

TAGS
LINKS
FICHA TÉCNICA

Arquitetos:

Nuno Valentim e Frederico Eça Arquitectos
Ano:
2002
Área construída: 
991,3 m²
Área do terreno:
940 m²
Endereço:
Avenida da Boavista 2423 Porto Portugal
Tipo de projeto:
Institucional
Operação projetual:
Ampliação
Status:
Construído
Materialidade:
Concreto e Madeira
Estrutura:
Concreto
Localização: 
Avenida da Boavista 2423, Porto, Portugal
Implantação no terreno:
Isolado
EQUIPA
Arquitectura:
Nuno Valentim Lopes, Frederico Eça
Colaboradores:
Joana Sarmento, Margarida Ramos, Pedro Costa, Nuno Borges
Consultoria de Design:
Luís Mendonça
Arranjos Exteriores:
Carlos Maia e Marta Labastida
Especialidades:
Prof. Eng. Vasco Peixoto de Freitas; Rodrigues Gomes e Associados; Engº João Miguel Bastos
Gestão de Projecto e Fiscalização:
Domingos Sousa Coutinho / FROSA
Empreiteiro geral:
Empripar
Dono da Obra:
Província Portuguesa do Sagrado Coração de Jesus
Construção:
2011
Fotografia: 
João Ferrand & Mariana Themudo
Galeria
projetos RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?